Por Giulia Pires | 11 de julho de 2020

O parque temático pretende incluir todas as famílias (Reprodução/Instagram @morganswonderlandtexas)

O parque de diversões “Morgan’s Wonderland” (país das maravilhas de Morgan, em português) localizado no Texas, Estados Unidos, foi totalmente projetado para um público com necessidades especiais. A ideia é incluir todas as famílias na hora do lazer.

O local foi fundado em 2010 por Gordon e Maggie Hartman, pais de Morgan. O casal percebeu que a filha passava por dificuldades de interação com outras crianças quando tentava brincar e como o próprio site oficial explica, o pai tomou uma decisão. “Gordon decidiu criar oportunidades e lugares para que aqueles com ou sem deficiência pudessem se unir não só pela diversão, mas para melhor compreensão uns dos outros.”

Gordon abraça a filha Morgan, que o inspirou para a criação do parque (Reprodução/Instagram @morganswonderlandtexas)

Como o primeiro parque temático do mundo construído para integrar a todos, o espaço possui 25 atrações acessíveis para cadeiras de rodas, incluindo brinquedos, elementos interativos e paisagens. Garantindo a representatividade, existem bonecos interativos e super-heróis com necessidades especiais espalhados pelo lugar.

A missão do parque é “proporcionar um ambiente livre de barreiras físicas e econômicas para que todos – independente de idade ou necessidade especial – possam aproveitar”. Por enquanto, o Morgan’s Wonderland está fechado por conta da pandemia de coronavírus, mas já tem reabertura confirmada para maio do próximo ano.