Por Ketlyn Ribeiro | 22 de novembro de 2023

Durante a noite da última terça-feira, 21 de novembro, o ProMed (Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes) emitiu um relatório alertando sobre uma possível nova epidemia. A pneumonia misteriosa atingiu diversas crianças e está sobrecarregando hospitais infantis na China.

“Este relatório sugere um surto generalizado de uma doença respiratória não diagnosticada em várias áreas da China, já que Pequim e Liaoning estão a quase 800 km de distância. Não está claro quando esse surto começou, pois seria incomum tantas crianças serem afetadas tão rapidamente”.

menino usando máscara
China está em alerta (Foto: Reprodução/Freepik)

 

“O relatório não menciona que adultos foram afetados, sugerindo alguma exposição nas escolas. O ProMed aguarda informações mais definitivas sobre a etiologia e a extensão dessa preocupante doença na China”, diz o documento divulgado.

A FTV News, uma emissora de Taiwan, conversou com um morador de Pequim que detalhou a preocupante situação na cidade. “Muitos estão hospitalizados. Eles não tossem e não apresentam sintomas. Eles tem apenas temperatura alta e muitos desenvolvem nódulos pulmonares”, disse


Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

menino de máscara
O relatório alertou sobre a epidemia (Foto: Reprodução/Freepik)

 

Outro morador do local relatou também que os pais não estão sendo autorizados a reportar esses casos para as escolas. Isso porque ao perceberem os sintomas, as crianças são internadas imediatamente. Com o surto dessa doença misteriosa, muitas escolas cancelaram as aulas e outras cogitam suspendê-las temporariamente.

“Os pacientes tem que esperar por duas horas”, relatou um funcionário do hospital infantil de Dalian sobre a superlotação.