Por Mayara Neudl | 28 de agosto de 2023

Evellyn Orozimbo, é mãe de uma menina chamada Maria Júlia. Em suas redes sociais, Evellyn compartilhou um vídeo elogiando a bebê, com cinco meses de vida na gravação: “‘Mamãe’ penteou o cabelo dela. Está linda, minha filha”, fala a mãe.

Porém, um momento de amor e cuidado que era para ser dividido com as pessoas, virou um pesadelo para a mulher. Usuários das redes sociais passaram a editar as imagens da bebê e divulgar usando a aparência da menina como piada.

Bebê virou meme, mãe pede que parem de divulgar imagem da filha, cyberbullying, trend de bebê "feio"
As imagens de Maria Júlia quando era bebê passaram a ser compartilhadas nas redes sociais (Foto: Reprodução/Record TV)

Evellyn foi entrevistada pelo programa Domingo Espetacular, da Record TV, e a conversa foi ao ar no domingo, 27 de agosto. Ao ser perguntada sobre o que mais te machucou, a mãe respondeu chorando: “As pessoas falando que minha filha era uma desgraça, que se fosse a mãe tinha matado, que: ‘Quem mandou você expor essa desgraça na internet?’”.

“Tem sido pra eles uma brincadeira, mas os comentários que as pessoas faziam: ‘Que criança feia, eca, que criança ridícula! De quem é essa criança?’”, relembra a mãe. A imagem de Maria Júlia já foi conta com aproximadamente 18 milhões de vezes, segundo a Associação Nacional de Vítimas de Internet.

Bebê virou meme, mãe pede que parem de divulgar imagem da filha, cyberbullying, trend de bebê "feio"
Evellyn disse que já realizou um B.O. quando o caso iniciou, mas foi arquivado (Foto: Reprodução/Record TV)

Na “brincadeira” que virou tendência, usuários da rede social TikTok colocam a imagem da bebê na tela, e mostram para alguém simulando uma chamada de vídeo, como se Maria Júlia estivesse sendo mostrada pela outra pessoa na ligação, e dizem que é filha da tal pessoa, filmando a reação de quem vê a foto distorcida.

“As pessoas não tiveram empatia. Simplesmente eu pedia: ‘Para de falar isso, gente, tenha empatia, é minha filha’”, contou a mãe. A reportagem ressalta que o compartilhamento de imagens sem autorização é crime, ainda mais se tratando de crianças. Além de que associar essa exposição à ofensas, é cyberbullying.

Bebê virou meme, mãe pede que parem de divulgar imagem da filha, cyberbullying, trend de bebê "feio"
A imagem da bebê foi visualizada em torno de 18 milhões de vezes (Foto: Reprodução/RecordTV)

Quando tudo começou, Evellyn chegou a abrir um boletim de ocorrência em uma delegacia do Rio de Janeiro, mas o caso foi arquivado. Ela também denunciou as postagens que compartilhavam a imagem da filha sem autorização. “Sozinha eu não tinha força, então simplesmente as fotos continuaram a circular nas redes”, desabafou a mãe.

Atualmente Maria Júlia tem dois anos de idade e a sua foto destorcida ainda circula como um desafio de piada nas redes sociais. Evellyn desabafou que tem medo que a filha cresça e ainda encontre imagens suas na internet, e que isso abale a auto estima da criança.