Por Mayara Neudl | 31 de agosto de 2023

No domingo, 28 de agosto, Alice Emanuelli Pereira Bacelar, uma criança de 3 anos de idade, estava comendo uvas com o pai após o jantar, como era rotineiro em sua família, enquanto a sua mãe, a costureira Leidiane Pereira, estava dormindo.

Leidiane acordou com a filha em cima dela pedindo ajuda, engasgada com a fruta. A mãe, que assiste muita reportagem com pessoas engasgadas, não sabia com o que a filha havia se esgasgado, mas fez os primeiros socorros mesmo assim.

Menina que morreu engasgada com uva, criança morre engasgada com uva, Alice Emanuelli Pereira Bacelar
A criança estava comendo uva com o seu pai após o jantar, como era de costume (Foto: Reprodução/G1)

“Só que a uva não desceu, o que ela tentou pôr pra fora, voltou. Aí voltou para o pulmão. Então o ‘pulmãozinho’ dela parou”, contou Leidiane ao G1. Ela ainda relatou que foi para a rua pedir socorro e uma técnica de enfermagem e um bombeiro que estavam no culto fizeram os primeiros socorros de novo, e a uva saiu da garganta da menina.

Como Alice estava com dificuldade para respirar e ficou sem oxigênio por cerca de 15 minutos, a mãe a levou ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Lá, a criança foi intubada e a mãe conversou com ela antes.

Menina que morreu engasgada com uva, criança morre engasgada com uva, Alice Emanuelli Pereira Bacelar
Alice tinha apenas 3 anos e a uva foi retirada de sua garganta, mas ela ficou muito tempo sem ar (Foto: Reprodução/G1)

“Até então a minha filha estava chorando, eu tentei conversar com ela, o olhinho dela paralisou, ficou abertinho, mas não mexia. Aí intubaram. Depois de intubar, ela deu duas paradas cardíacas”, falou. Uma delas teve cerca de 7 minutos de aproximação, e a outra, 22.

Alice precisou passar por reanimação, e um cirurgião foi chamado para que o líquido que estava nos pulmões fosse retirado. “A doutora falou que o pulmão estava e disse: ‘Mãezinha’, ela é muito forte. Ela resistiu a uma parada de 7 minutos e outra de 22. Ela está lutando pela vida, ‘mãezinha’”, relatou Leidiane.

Menina que morreu engasgada com uva, criança morre engasgada com uva, Alice Emanuelli Pereira Bacelar
Alice teve uma série de paradas cardíacas e acabou não resistindo (Foto: Reprodução/G1)

A criança teve piora no quadro clínico e durante a cirurgia ela passou por outras duas paradas cardíacas, e não resistiu. “A esperança é a última que morre. A equipe disse que ela deu mais paradas, eu não escutei direito, eu estava desesperada. E ela veio a óbito. Aí eu entrei em desespero e elas não queriam me dar a notícia porque eu estava sozinha”, desabafou a mãe.

No 11º Distrito Policial foi registrado o boletim de ocorrência como morte acidental, contudo segundo a delegada Renata Vieira, deverá ser encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).