Por Malu Lopes | 6 de agosto de 2024

A Romênia decidiu acionar o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) após uma decisão controversa na final do solo da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris. A situação causou grande repercusão e indignação devido a uma alteração no pódio, em que a ginasta do país,  Ana Barbosu, de 18 anos,  foi retirada.

Na competição realizada na última segunda-feira, 5 de agosto, onde a ginasta brasileira Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro e Simone Biles e Jordan Chiles, dos Estados Unidos, levaram prata e bronze, respectivamente. A romena Ana Barbosu, inicialmente, tinha ficado em terceiro lugar com uma nota de 13.700.

No entanto, após uma revisão do desempenho de Chiles, sua nota foi ajustada para 13.766, elevando-a ao terceiro lugar e deixando Barbosu fora do pódio. Essa mudança ocorreu depois que a ginasta americana solicitou a reavaliação de sua nota.

A Federação Romena de Ginástica, sob a liderança da presidente Carmencita Constantin, expressou forte descontentamento com o tratamento dispensado aos seus atletas. Assim, a Romênia planeja apresentar dois processos ao CAS: um para reverter a decisão que retirou Barbosu do pódio e outro para contestar o tratamento recebido pelos atletas romenos durante os Jogos Olímpicos.

Simone Biles explica motivo de ter feito reverência a Rebeca Andrade no pódio do solo

Simone Biles esclareceu o motivo pelo qual ela e Jordan Chiles se curvaram em reverência a Rebeca Andrade, enquanto a brasileira celebrava, no topo do pódio, sua medalha de ouro no solo da ginástica artística, nesta segunda-feira, 5 de julho, na Arena Bercy. A cena resultou em uma fotografia, considerada até o momento a mais emblemática das Olimpíadas de Paris.

O pódio composto exclusivamente por atletas negras e a  conquista marcante de Rebeca Andrade motivaram o gesto das ginastas americanas. Biles conquistou a prata e Chiles o bronze. Ambas se abaixaram para destacar a ginasta brasileira, que ergueu os braços aos céus. Em seguida, as três deram as mãos, criando uma imagem registrada por centenas de fotógrafos e que tem circulado pelo mundo.

“Primeiro que foi um pódio todo com mulheres pretas, então foi superemocionante para nós”, afirmou Biles. “Então Jordan estava tipo: ‘deveríamos nos curvar a ela?’ Então nós pensamos: ‘vamos fazer isso agora?’ E foi por isso que fizemos”, diz Simone quando questionada do motivo do momento da foto. 

Biles elogia a medalista do solo e explica a importância do pódio. “Ela é incrível. É uma emoção assisti-la, com uma multidão de fãs sempre torcendo por ela. Devemos reconhecer o trabalho dela. Ficamos muito felizes por esse pódio ter sido formado por mulheres pretas. Foi simplesmente a coisa certa a se fazer”, declarou Chiles. Leia mais.