Por Redação Pais&Filhos | 26 de dezembro de 2024

A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de dermatite, apresentando alta incidência entre crianças, já que uma a cada cinco delas apresenta ou já apresentou sinais de DA. Se você não teve na infância, com certeza já conheceu alguma criança que sim. As erupções avermelhadas na pele e coceira intensa podem indicar a dermatite atópica marcando presença.

A pele do bebê é 30% mais fina que a de um adulto
A pele do bebê é 30% mais fina que a de um adulto (Foto: Getty Images)

Uma a cada cinco crianças apresenta ou já apresentou sinais da dermatite atópica. A doença é uma junção de dois fatores: uma pele extremamente seca junto com um sistema imunológico extremamente reativo. Dessa forma, quando a pele da criança com a condição entra em contato com componentes que têm alergia, a dermatite atópica aparece.

O que causa crises de dermatite atópica?

Cada criança é diferente da outra, e isso com certeza também se aplica para as crianças com dermatite. Dessa forma, cada pessoa (tanto crianças quanto adultos) podem ter os próprios alérgenos, e não especificamente todas as pessoas têm alergia a mesma substância, por isso é tão importante o acompanhamento de um médico especialista no assunto para o diagnóstico.

Seja qual for o alérgeno responsável pela crise, uma coisa é certa: ela aconteceu por substâncias que podem ter desequilibrado o sistema imune, desestabilizando a barreira protetora e aumentando o ressecamento. Essas substâncias podem ser tanto condições do ambiente (como poluição, pó, fumaça de cigarro e variações bruscas na temperatura), fatores físicos (uso de bucha no banho ou roupas ásperas), emocional (estresse) e alimentação (ingestão de alimentos que a criança tenha alergia).

Hábitos para controlar a dermatite atópica

Uma casa com criança que tem dermatite merece alguns cuidados para evitar crises, minimizando os principais fatores causadores de alergia, como variações de temperatura, situações de estresse e alérgenos. Confira algumas dicas:

  • Deixar a casa sempre arejada e aspirar com frequência locais que podem acumular pó e ácaros, como tapetes e bichos de pelúcia
  • Optar por banhos mais rápidos e mornos, além de usar produtos para banho especifico para a pele extremamente seca ou atópica
  • Deixar as unhas das crianças sempre bem curtas, evitando lesões na pele
  • Usar roupas frescas e tecidos naturais
  • Não usar produtos que irritem ou ressequem a pele, como os amaciantes de roupa