Por Mayara Neudl | 5 de setembro de 2023

No dia 27 de agosto, o apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, recebeu um coração transplantado. No dia anterior, o azulejista Fábio Cordeiro da Silva faleceu aos 35 anos. Acredita-se que o órgão que foi doado veio dele.

Jaqueline Boneti era casada com Fábio, e foi ela quem contou detalhes do AVC (Acidente Vascular Cerebral) que o marido sofreu, enquanto estava sozinho em um apartamento que estava em obras, no litoral de São Paulo, três dias antes de morrer, como revelou ao programa Domingo Espetacular, da Record TV.

Viúva doador de coração Faustão, doação de órgãos Faustão, transplante de órgão Faustão, transplante de coração Faustão, doação de coração Faustão, doador de órgão Faustão
A esposa desabafou que a empresa para a qual o marido trabalhava teria omitido socorro (Foto: Reprodução/Record TV)

Fábio só foi encontrado no dia seguinte, segundo Jaqueline, desacordado, contudo ainda com vida. Flávio, irmão do falecido, o azulejista não conseguia falar e se comunicava só com o corpo, mas com muita dificuldade. “Tentaram alimentar ele, mas a enfermeira disse que tinha dado AVC”, contou.

A viúva do doador de órgãos relatou que o marido ficou desaparecido por horas, sem dar notícias. As obras nas quais Fábio estava trabalhando haviam se encerrado às 18 horas, e mesmo com a ausência notada do trabalhador, o porteiro e a segurança não colaboraram para encontrá-lo.

Irmão doador de coração Faustão, doação de órgãos Faustão, transplante de órgão Faustão, transplante de coração Faustão, doação de coração Faustão, doador de órgão Faustão
O irmão contou como Fábio estava quando foi para o hospital (Foto: Reprodução/Record TV)

“Eu achei a coisa mais revoltante da face da Terra, porque isso foi omissão de socorro”, acusou Jaqueline. “Como uma pessoa que trabalha em um prédio que tem porteiro, que tem toda a acessibilidade, onde só pode trabalhar até 18 horas, não pode ficar com a chave, e ninguém sentiu falta? Ele não poderia ter ficado lá”, completou.

O homem precisou passar por uma cirurgia craniana dois dias depois, e no dia seguinte, 26, a equipe médica que cuidava dele constatou um infarto cerebral não especificado. Jaqueline, então, tomou a decisão de realizar a doação dos órgãos do marido.

Viúva doador de coração Faustão, doação de órgãos Faustão, transplante de órgão Faustão, transplante de coração Faustão, doação de coração Faustão, doador de órgão Faustão
Jaqueline relatou que ainda em vida Fábio demonstrou interesse em ser doador de órgãos (Foto: Reprodução/Record TV)

“Eu sou mãe, e imaginei uma outra mãe rindo, mesmo eu aqui chorando”, desabafou emocionada, além de explicar que Fábio já havia demonstrado interesse de ser doador. “Não tem uma parte dessa casa que eu não lembre dele”, declarou.