Por Malu Lopes | 4 de fevereiro de 2025

O soluço! Aquele momento em que você está tranquilamente conversando, e de repente… hic – o soluço aparece sem avisar! Embora geralmente inofensivo, ele pode ser superincômodo e até um pouco embaraçoso. O que acontece é que o soluço é causado por espasmos involuntários do diafragma, seguidos por um fechamento rápido das cordas vocais. E, como se não fosse o suficiente, ele aparece sempre na hora mais inconveniente! Mas calma, tem jeito de mandar o soluço embora rapidinho. Vamos descobrir algumas técnicas caseiras supersimples e que podem ser eficazes!

Como parar o soluço: dicas infalíveis

Sabe aquele truque da água gelada ou prender a respiração? Pois é, são supercomuns e bastante usados para tentar parar o soluço. Esses métodos ajudam a “reajustar” o funcionamento dos músculos e nervos responsáveis pela respiração. O melhor de tudo é que são fáceis de fazer e você pode recorrer a eles a qualquer hora – sem precisar de nada muito complicado.

Técnicas caseiras para mandar o soluço embora

Aqui estão algumas maneiras populares e caseiras de tentar se livrar desse incômodo de uma vez por todas:

  • Beber água gelada: Tomar um copo de água bem gelada pode ajudar a acionar um nervo que tem o poder de interromper o soluço. Pode parecer simples, mas muitas pessoas juram que funciona!
  • Compressa fria no rosto: Aplicar uma compressa fria no rosto também pode ajudar a controlar a respiração e a parar o soluço. É só um minutinho de frescor e pronto!
  • Prender a respiração: Aquele truque de prender a respiração ou até respirar dentro de um saco de papel aumenta o CO2 no sangue, o que pode estimular o sistema nervoso e restaurar a função normal do diafragma. É quase como dar um reset no seu corpo!
  • Respiração profunda e lenta: Inspirar e expirar devagar, contando até cinco, pode ajudar a relaxar os músculos do sistema respiratório e, quem sabe, dar um fim ao soluço.
Beber água pode aliviar os soluços (Foto: Freepik)

E quando o soluço não vai embora?

Geralmente, o soluço vai embora rapidinho, mas se ele persistir por mais de 24 horas, aí é hora de ficar mais atento. Esse é o caso do “soluço persistente”, e é melhor procurar um médico. Se o soluço durar muito tempo, pode ser sinal de algo mais sério, como problemas gastrointestinais ou infecções.

Os médicos podem prescrever medicamentos específicos para controlar os espasmos diafragmáticos, como a gabapentina ou a metoclopramida. Às vezes, podem ser necessários alguns exames para investigar as causas desse soluço teimoso.

Como prevenir o soluço?

Embora não exista uma fórmula mágica para evitar o soluço, alguns cuidados simples podem ajudar a reduzir a frequência dele. Comer devagar, em pequenas porções, e diminuir o consumo de álcool são boas práticas para evitar que o soluço dê o ar da graça.

Técnicas de relaxamento, como meditação e acupuntura, também têm mostrado bons resultados para reduzir os soluços em algumas pessoas. Então, que tal incluir uma prática relaxante na rotina para ajudar na prevenção?

E os bebês, como evitar o soluço?

O soluço é bem comum nos bebês, especialmente porque os músculos responsáveis pela respiração ainda estão em desenvolvimento. Para prevenir, é importante garantir que o bebê arrote depois de mamar e que a alimentação seja feita de maneira tranquila e sem pressa.