Por Redação Pais&Filhos | 1 de maio de 2025

Maternidade não é só instinto. Muito pelo contrário, diferente do que se acredita e muitas vezes se prega por aí, ser mãe exige estudo (e muita paciência). Hoje em dia, há muita informação na internet, de tudo quanto é lugar, mas é fundamental se atentar a fonte de onde está tirando os conteúdos. Seja um filho planejado ou um teste de gravidez positivo no susto, provavelmente com a chegada de um bebê, você entrará em contato com palavras que nunca escutou antes. Não se assuste, elas são mais inofensivas do que parecem e ter conhecimento sobre elas será uma mão na roda quando experienciar cada vivência na prática. Para te dar esse embasamento e até como dicionário para rápida consulta quando precisar, explicamos os principais termos. 

A

Amamentação exclusiva: indicada até os 6 meses de vida do bebê, em que o bebê irá se alimentar exclusivamente de leite materno, nada mais.

Analgesia: são os medicamentos que vão servir para diminuir a dor na hora H, ou seja, qualquer tipo de anestesia.

Assoalho pélvico: é responsável por manter nossos órgãos pélvicos no lugar, regular a continência urinária e fecal e os movimentos dessa região.

B

Beta HCG: se você não sabe o nome, conhece bem este velho amigo. É o exame realizado para saber se você está grávida ou não.

C

Circular de cordão: quando o cordão umbilical dá uma ou mais voltas em torno do pescoço do bebê.

Colostro: é o primeiro leite produzido pelas mamas, um fluido amarelado e transparente, que tem grande quantidade de imunoglobulinas, essenciais para a imunidade do bebê.

Coroamento: é o momento em que seu bebê está quase nascendo e a cabeça dele aparece na entrada da vagina.

D

Desmame: processo de parar de amamentar a criança com leite materno. 

E

Eclâmpsia: é rara, mas uma condição grave que provoca quadros de convulsão durante a gravidez, mesmo entre mulheres sem histórico da doença.

Episiotomia: é um corte cirúrgico feito entre a vagina e o ânus durante o parto normal, para ajudar na passagem do bebê. Só é feito em caso de necessidade.

Com a chegada de um bebê, você provavelmente entrará em contato com palavras que nunca escutou antes (Foto: Getty Images)

F

Fórceps: é um tipo de parto no qual o médico usa um instrumento semelhante a uma pinça gigante para retirar o bebê do útero.

G

Golden Hour: expressão que se refere a primeira hora de vida do bebê, que é tão importante, que é conhecida como “Hora Dourada”. 

I

Icterícia: condição na qual o bebê nasce com a pele e as mucosas amareladas, e que pode ser resolvida com banho de luz na própria maternidade.

L

Lactação: processo hormonal que gera a produção do leite materno, durante o período em que as mães amamentam o bebê. 

Laserterapia: tratamento que tem ação tanto estimulante para reduzir processos inflamatórios quanto de cicatrização.

Linha nigra: é a linha que aparece na barriga, de forma vertical, dividindo-a ao meio. Ela surge somente na gravidez, quando a barriga começa a crescer.

Livre demanda: quando a mãe alimenta o bebê respeitando o ritmo e necessidades dele. 

M

Mamilos invertidos: quando a ponta da aréola se encolhe ou volta para dentro do corpo. 

Mastite: inflamação aguda que acontece nas glândulas mamárias e que pode ser seguida de infecção

Mecônio: são as fezes dos primeiros dias do bebê. Tem uma cor bastante escura, quase preta, e um aspecto pegajoso.

Moisés: é o cestinho para carregar o bebê para cima e para baixo enquanto ele for bem pequeno.

Ser mãe exige estudo (e muita paciência) (Foto: Freepik)

N

Nulípara: é a mulher que nunca teve filhos antes ou que está grávida pela primeira vez.

O

Ocitocina: é um hormônio que auxilia nas contrações do útero durante o parto, ajuda na liberação do colostro e continua sendo liberado durante a amamentação.

P

Pega correta: envolve a aréola, não o bico, a parte de cima da aréola tem que ficar mais visível que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele. 

Peridural: é uma anestesia comum no parto, que faz a mulher perder a sensibilidade apenas da altura dos seios para baixo.

Picamalácia: aquela vontade de comer coisas estranhas e que não fazem parte do cardápio da maioria das pessoas, como tijolo, giz, fósforo ou carvão.

Power Pump: técnica de extração de leite materno com intervalos curtos e frequentes com objetivo de aumentar a produção. 

Pródromos: são o início do trabalho de parto. Algumas mulheres sentem por dias uma dorzinha que vai e vem antes de realmente iniciarem o trabalho de parto.

Prolactina: hormônio responsável pela produção do leite materno nas glândulas mamárias, o que causa também aumento no tamanho dos seios.

Puerpério: só um outro nome para o pós-parto, que dura 40 dias.

R

Relactação: técnica para garantir a alimentação do bebê quando a amamentação não é possível ser realizada inicialmente.

T

Translucência nucal: exame de ultrassom que pode detectar a possibilidade de o bebê ter Síndrome de Down, feito entre a 11ª e a 14ª semanas de gravidez.