Por Malu Lopes | 31 de julho de 2024

A mãe da ginasta brasileira Rebeca Andrade, Rosa, participou do Encontro, nesta quarta-feira,  31 de julho e falou sobre a sensação de ver a filha competir de perto nesta terça, final das equipes, onde o Brasil levou bronze.  Além disso, ela falou da rivalidade de Rebeca e Simone Biles, que tem sido especulada mundialmente, visto que as duas estão disputando pelo primeiro lugar no individual geral.

Rebeca e Rosa

 

“Mais orgulhosa, mais nervosa. Sem sombra de dúvida. (…) De pertinho, você vê as pessoas gritando o nome da sua filha, o nome das meninas da equipe. Você se arrepia toda, fica sem ação. Todo mundo gritando o nome delas. É lindo demais”, conta a mãe da ginasta.

Nesta terça, o salto feito por Rebeca com uma nota de 15.100,  passou o feito por Simone de 14.900, a colocando em primeiro lugar na categoria e a mãe viu tudo das arquibancadas. “Foi demais. Eu comecei a descer a arquibancada, até esqueci que estava de plataforma. Fui descendo de escada para chegar até a grade, para abraçar ela, beijar”, conta. 

O mundo começou a especular sobre uma possível rivalidade entre as duas atletas, visto que competem pelo primeiro lugar. Ao ser questionada sobre isso, a mãe de Rebeca fala que acha saúdavel a relação entre as duas. “Eu acho bonito, tenho admirado, porque está bem gostoso. É uma rivalidade respeitosa. A Rebeca super respeita a Simone desde sempre. A gente sabe, é uma ícone, ela é espetacular. Só que a Rebeca está buscando, está fazendo o dela. E a Biles tem respeitado isso”, diz. 

As duas ainda vão brigar diretamente por medalha quatro vezes nestes Jogos Olímpicos: no individual geral e nas finais de solo, salto e trave. Ambas ficaram fora apenas da decisão das barras assimétricas, aparelho no qual Simone é a primeira reserva, e Rebeca, a segunda. “O coração de mãe diz que vem, sim. A gente está torcendo por isso. Que vença a melhor e que seja a Rebeca”, declarou a mãe.

Equipe Olímpiadas EUA e Brasil
Equipe do Brasil ganhou medalha de bronze e do Eua de Ouro, nessa terça-feira (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Rebeca também foi questionada  em meio a uma coletiva de imprensa na  Bercy Arena sobre a rivalidade com Biles.  “Sempre tem uma conversa meio rápida ali, né, algo que falamos, mas, como estamos concentradas, pensando nos aparelhos que vamos fazer, é meio rapidinho. Mas a gente conversa sim, e é muito tranquilo. A internet é meio louca, eu não dou muito ibope para essa questão da rivalidade”, disse ela. 

“A gente se puxa muito, a mesma coisa com todas as outras ginastas que estão ali. A gente, além de querer sempre estar ali, torcemos demais umas pelas outras. Desejamos que o outro também vá bem, isso é muito legal. Com ela, é sempre uma conversa muito gostosa, muito leve e sempre muito rápida também. Mas foi muito legal ver ela torcendo por mim e a gente torcendo por ela”, detalhou a ginasta brasileira.