Por Laura Krell | 22 de setembro de 2025

A rotina de sono das crianças depende muito de fatores como idade e rotina, especialmente levando em conta o horário em que elas acordam. Porém, muitos apontam que o cronograma noturno do seu filho pode causar dificuldades. Já pensou em ter energia para cuidar de uma criança de 3 anos às 22h?

A seguir, você confere informações importantes sobre o sono das crianças, segundo matéria do site Parents, referência em parentalidade.

Dormir tarde faz mal para as crianças?

Quando a criança começa a acordar cedo para ir à escola, à creche ou realizar outras atividades, dormir tarde pode resultar em insuficiência de sono. Isso afeta o corpo, causando estresse que atrapalha o crescimento físico. Além disso, elas se tornam mal-humoradas e inatentas quando não dormem bem.

Os dados mostram que esse cenário é mais comum do que pensamos. Estima-se que 50% das crianças norte-americanas não dormem o suficiente. Em adição, estatísticas da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono, em inglês) mostram que 60% das pessoas abaixo de 18 anos reclamam de cansaço excessivo durante o dia.

Meu filho está dormindo o suficiente?

Você pode prestar atenção em alguns sinais importantes. Se o seu filho tira sonecas no carro, mesmo em viagens curtas, esse é um sinal de alerta. Esfregar os olhos, ficar irritado facilmente ou ter comportamentos agressivos também são indícios da falta de sono.

A privação também pode levar a noites de má qualidade, fazendo com que a criança se levante muito cedo. Nesse caso, é aconselhável incentivar seu filho a dormir mais cedo, o que ajuda a regular o ciclo natural de descanso.

E se a criança prefere dormir mais tarde?

Algumas crianças preferem dormir mais tarde, mas essa rotina pode passar por mudanças. Foto: Freepik.

Se dormir tarde é confortável para a criança, as razões podem ser mais profundas do que os hábitos domésticos da família. Pesquisas sugerem que a preferência pelo horário de descanso pode estar parcialmente ligada à genética, mas o ambiente e a idade também influenciam esse aspecto.

Embora seja útil entender as preferências do seu filho, é possível alterar sua preferência natural para um esquema que se encaixe melhor às necessidades de sono da família.

Como mudar a rotina de sono da criança?

Alguns especialistas defendem que essa mudança no horário de sono deve ser feita o mais rápido possível. Contudo, outros sugerem que as alterações podem ser feitas de forma gradual.

Quando as crianças começarem a acordar mais cedo, não deixe as distrações da vida familiar moderna mantê-las acordadas até muito tarde. Apague as luzes, arrume as cobertas e crie um ambiente confortável para as horas de sono. Isso ajuda na saúde, energia, bem-estar e aprendizado do seu filho. Afinal, se a criança não dorme, isso afeta a qualidade de vida de toda a família.

Leia mais