Por Laura Krell | 24 de setembro de 2025

Ter uma criança em casa é sinônimo de curiosidade sem limites. Então, não é de se espantar que elas possam abrir a geladeira e comer o que estiver ao alcance. Por isso, a organização da cozinha é muito importante no dia a dia.

Para mostrar como isso é possível, trouxemos truques práticos para deixar a geladeira arrumada e facilitar a rotina alimentar da sua família. As informações são da matéria de Adriana Cury para a Pais&Filhos.

Frutas e legumes à vista

Quando abrimos a geladeira, tendemos a pegar a primeira coisa que vemos. Por esse motivo, uma dica fundamental é colocar as frutas e legumes na prateleira central, onde ficam bem visíveis por estarem na altura dos olhos.

Além de facilitar o acesso, você incentiva as crianças a comerem mais alimentos naturais no dia a dia. Por outro lado, você pode deixar os doces no fundo ou nas prateleiras mais altas.

Espaço para o lanche

Ter um espaço dedicado ao lanche do seu filho é uma boa forma de incentivar a autonomia. Então, você pode escolher uma parte mais baixa da geladeira e deixar iogurtes e frutas lavadas ali.

Dessa forma, você sabe que ele pode pegar um lanche sozinho, sem complicação e sem risco de comer algo fora de sua rotina alimentar.

Priorize opções saudáveis

A porta da geladeira costuma ser o lugar das bebidas. Mas que tal usá-la de uma maneira diferente? Em vez de refrigerantes e sucos artificiais, você pode aproveitar esse espaço para guardar temperos naturais e ingredientes para cozinhar.

Assim, essa troca ajuda a diminuir o consumo de bebidas calóricas e torna as opções saudáveis ainda mais acessíveis.

Deixe as comidas pré-preparadas

As porções de comida facilitam a rotina na cozinha. Foto: Freepik.

Separar um tempo para cozinhar no fim de semana pode fazer toda a diferença na sua rotina. Vale a pena preparar uma grande quantidade de alimentos da sua preferência. Logo depois, separe-os em pequenas porções e congele.

A baby planner Aline Saito sugere usar até formas de gelo para te ajudar nesse processo. “Depois, é descongelar os cubos necessários para elaborar o prato de seu filho com rapidez, para aqueles dias mais corridos”, explica ela.

Leia mais