Por Dr. Rodrigo Rosa Filho | 18 de outubro de 2025

A ajuda da inteligência artificial pode ser de grande valia na reprodução humana. Um destaque á a tecnologia Embryoscope Plus+, que monitora em time-lapse o crescimento de embriões, oferecendo o ambiente ideal para esse desenvolvimento e produzindo dados embrionários de alta qualidade.

Esses aparelhos são como ‘câmeras especiais’ que conseguem filmar e acompanhar o desenvolvimento dos embriões 24 horas por dia, fornecendo aos profissionais centenas de informações e mantendo os embriões continuamente em ambiente ideal de crescimento.

Além disso, a tecnologia contribui significativamente para o avanço da pesquisa e do conhecimento na área. A vasta quantidade de dados embrionários coletados por estas incubadoras pode gerar informações valiosas para estudos multicêntricos, validação de novos biomarcadores de viabilidade embrionária e o desenvolvimento de novas diretrizes clínicas e algoritmos preditivos.

A Fertilização in Vitro representa a esperança para milhões de casais que enfrentam desafios de infertilidade. No entanto, a complexidade inerente ao desenvolvimento embrionário e a necessidade de maximizar as chances de sucesso exigem uma constante evolução tecnológica e científica.

A otimização de fluxos laboratoriais e condições contínuas de cultivo, além de ferramentas de inteligência para ranking e seleção do embrião com maior potencial de implantação e desenvolvimento, é, sem dúvida, um dos pilares críticos para o sucesso da FIV. Com a nova tecnologia, é como se os embriões ganhassem uma “babá eletrônica” que nunca dorme.

Tecnologia registra cada etapa do desenvolvimento embrionário (Foto: Getty Images)

O equipamento tira centenas de fotos a cada poucos minutos, criando um filme completo de todo o desenvolvimento – desde o momento da fertilização até quando o embrião está pronto para ser transferido ou passar por alguma outra etapa do tratamento, como a biópsia embrionária.

Como cada etapa do desenvolvimento embrionário é registrada em vídeo de alta qualidade, criando um histórico visual completo e auditável, este registro pode ser revisado para controle de qualidade, utilizado em pesquisas e, crucialmente, compartilhado com os pacientes, o que oferece uma transparência sem precedentes sobre o desenvolvimento de seus futuros filhos.

Para o paciente, essa tecnologia representa mais chances de sucesso no tratamento, maior segurança na escolha dos embriões, experiência emocional única de ver o bebê se desenvolvendo, acesso garantido à tecnologia mais avançada disponível, e padrão internacional de qualidade e cuidado.

Com essa quantidade impressionante de dados sobre desenvolvimento embrionário, o laboratório Mater Lab, que disponibiliza a tecnologia para todos os pacientes, contribuirá para pesquisas que podem revolucionar ainda mais a medicina reprodutiva. É como criar uma biblioteca gigante de conhecimento que beneficiará casais do mundo inteiro.

DR. RODRIGO ROSA – Ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana e sócio-fundador e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo.