Por Laura Krell | 17 de outubro de 2025

Cada criança tem uma relação diferente com a escola. Enquanto algumas crianças amam o ambiente educativo, outras sentem dificuldades.

Se o seu filho se sente entediado na escola, saiba que ele não é o único. Essa sensação é mais comum do que parece, embora a intensidade e a frequência variem de pessoa para pessoa.

Então, a chave é entender os motivos específicos que afetam o seu filho. Para te ajudar com isso, trouxemos algumas das razões mais comuns pelas quais as crianças se sentem entediadas na escola. As informações são do site Parents.

Poucos desafios

Muitas vezes, alunos inteligentes começam a perder o interesse na escola quando as matérias não acompanham suas habilidades.

Geralmente, eles ainda conseguem boas notas, mas tendem a se desconcentrar durante as tarefas.

Falta de motivação

Estudantes desmotivados também costumam sentir tédio porque não sentem que o conteúdo é importante. Como resultado, eles podem se esforçar menos para aprender coisas novas.

Algumas das frases mais comuns para esse tipo de aluno são: “a escola é chata” e “é por isso que eu não faço o dever de casa”.

Por isso, é importante ter em mente que a falta de motivação não quer dizer que o seu filho é preguiçoso. Ele pode apenas não enxergar uma conexão entre as matérias escolares e a vida real.

Questões de saúde mental

Quando as crianças se sentem entediadas na escola, elas podem estar passando por dificuldades em casa, como:

  • Divórcio;
  • Mudança de casa;
  • Dificuldades financeiras;
  • Luto na família.

Além disso, existem questões psicológicas que podem ser investigadas, como ansiedade, depressão, insônia e até estresse pós-traumático.

Falta de conexão

Nesse caso, a criança pode se sentir entediada porque se sente isolada ou não se vê como pertencente à escola. Essa dificuldade social pode se manifestar em relação aos colegas e aos professores.

“Com todos os alunos, o objetivo é construir relações positivas dentro e fora da sala de aula, criar um ambiente de apoio e atuar a partir de uma perspectiva baseada nas potencialidades”, diz Tameko Hairston-Piggee, assistente social escolar.

“Quando isso não acontece, as crianças podem acabar se sentindo apáticas em relação à escola”, completa.

Desenvolvimento de habilidades

Nem todos os estudantes dispõem naturalmente das habilidades necessárias para se dar bem na sala de aula.

Muitas crianças, por exemplo, veem a escola como entediante porque têm dificuldade em funções executivas, como organização e controle de atenção.

Quando elas não recebem o apoio necessário, tendem a se sentir frustradas e desmotivadas.

Como você pode ajudar?

É importante entender quais são as causas escondidas da apatia do seu filho em relação à escola.

Pense que, na maioria dos casos, as crianças precisam de ajuda para se sentirem interessadas pelo conteúdo. Se elas se sentirem julgadas em relação às suas emoções, a situação pode piorar.

Então, seja aberto para validar os sentimentos do seu filho e trabalhar junto com ele para resolver o problema.

Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!

Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!

Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!

Leia mais