Por Anna Araújo | 20 de outubro de 2025

As mudanças do corpo durante a gestação nem sempre são agradáveis. Algumas delas, inclusive, são bastante incômodas. O inchaço nas pernas traz consigo algumas dores. Mas, apesar de tudo, ele pode ser aliviado com algumas pequenas atitudes.

Pensando nisso, trouxemos 7 dicas para aliviar as dores dos inchaços nas pernas durante a gravidez, de acordo com o ginecologista e obstetra Dr. Nélio Veiga Junior.

Por que o inchaço nas pernas surge?

Segundo o ginecologista, o aumento dos níveis de progesterona é o principal motivo para que esse fator ocorra. Esse hormônio, fundamental na gravidez, dilata os vasos sanguíneos, o que contribui para a sensação de peso e cansaço nas pernas.

No entanto, esta não é a única causa. Além dele, com o avanço da gestação, o útero em crescimento também comprime as veias abdominais, dificultando o retorno do sangue ao coração.

Segundo a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, no terceiro trimestre, essa pressão afeta principalmente a veia cava, agravando o inchaço e deixando os pés e tornozelos visivelmente aumentados.

Confira as dicas de como aliviar esse inchaço abaixo.

1- Controle o seu ganho de peso

O ganho de peso durante a gravidez é esperado, mas, o deve acontecer de forma equilibrada.

O excesso de peso sobrecarrega a circulação e favorece o inchaço. Por isso, é essencial seguir as orientações do obstetra sobre alimentação e monitoramento do peso.

2- Evite sal e beba água

A ingestão adequada de líquidos, principalmente a água, é de fundamental importância e garante o bom funcionamento do organismo. A água ajuda a eliminar toxinas e melhora a circulação.

Porém, o excesso de sódio na dieta pode ter o efeito contrário, aumentando a retenção de líquidos e piorando o inchaço nas pernas.

3- Faça alongamentos

Os alongamentos regulares aliviam a tensão muscular e ativam a circulação, o que ajuda a reduzir o inchaço.

Além disso, a grávida também pode recorrer a outras soluções, como a drenagem linfática manual.

Quando realizada por profissionais capacitados e com liberação médica, pode ser uma aliada no controle dos sintomas, especialmente nos últimos meses de gestação.

4- Use meias de compressão com orientação médica

As meias de compressão ajudam a estimular o retorno venoso e evitam o acúmulo de líquidos nas pernas.

Segundo o Dr. Nélio, seu uso pode começar já no segundo mês de gestação, desde que recomendado pelo profissional de saúde.

5- Converse com seu médico sobre medicamentos

A partir da 14ª semana, alguns medicamentos podem ser indicados para melhorar a circulação ou aliviar o desconforto causado pelo inchaço.

Mas a automedicação precisa ser evitada, pois cada caso necessita de avaliação individual.

6- Durma de lado

A posição para dormir também influencia diretamente na circulação. Deitar-se sobre o lado esquerdo reduz a compressão da veia cava, facilitando o fluxo sanguíneo e diminuindo o inchaço.

Logo, alguns apoios como travesseiros entre as pernas ou sob a barriga ajudam a manter essa posição com mais conforto.

Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!

Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!

Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!

Leia também