Por Redação Pais&Filhos | 24 de dezembro de 2022

Uma garota criou uma garrafa de água revolucionária para ajudar na redução de lixo nas praias. A jovem Madison Checketts, de apenas 12 anos, desenvolveu uma garra comestível e biodegradável. O projeto surgiu a partir de uma feira de ciências na escola dela em Utah, com a ideia ela ganhou prêmios em feiras estatais e nacionais.  Hoje ela se tornou uma das  finalistas da Broadcom Masters Competition de 2022: o maior evento nacional de inovação científica para jovens do ensino básico nos Estados Unidos.

A norte-americana colocou o projeto em prática a partir de pesquisas feitas na internet e testou diversas formulações e formas de fazer as garrafas. Após alguns meses, Madison criou esferas com consistência de gel que podem conter até 200ml de água e durar até 3 semanas na geladeira. No ano de 2014, Rodrigo Garcia, um outro pesquisa já havia desenvolvido um projeto semelhante ao de Madison, mas com  compostos diferentes para a produção do recipiente de 50ml de água.

Menina cria garrafa de água comestível (Foto: Missy Checketts via Smithsonian Magazine)

O projeto inovador da jovem foi nomeado como Eco-Hero e para ser produzido custa em média R$6,00.Para beber  a água dentro da esfera de gel, basta morder a parte superior e beber o líquido. A esfera pode então ser comida ou descartada, o que não gerará resíduos devido aos compostos biodegradáveis.

Madison desenvolveu as garrafas a partir de um  processo de esferificação inversa, que consiste em imergir um composto rico em cálcio em uma solução de alginato de sódio. A reação entre estes compostos cria uma película de gel que delimita uma esfera.

Garota desenvolve sozinha projeto inovador (Foto: Missy Checketts via Smithsonian Magazine)

Após muitas tentativas, ela conseguiu atingir  uma composição de lactato de cálcio e goma xantana imersos em alginato de sódio. Para conservar melhor o gel, a garota adicionou um pouco de suco de limão na composição. Isso porque o limão possui um pH ligeiramente ácido e desacelera o crescimento de microrganismos.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!