Por Giovanna Machado | 19 de maio de 2023

Buscas prosseguem pela 18ª vez na Amazônia colombiana em busca das quatro crianças desaparecidas após um acidente aéreo no início do mês. O governo colombiano, em uma iniciativa denominada “Operação Esperança”, tem concentrado esforços para localizar os sobreviventes. Até o momento, a aeronave foi encontrada e os corpos de três adultos, vítimas do acidente, foram resgatados e levados à cidade mais próxima.

Helicópteros têm sido utilizados para disseminar uma mensagem da avó das crianças na língua nativa, numa tentativa de chamar a atenção dos jovens. Contudo, o presidente do país, Gustavo Petro, gerou certa confusão ao compartilhar em seu Twitter que as crianças haviam sido encontradas com vida. Posteriormente, ele apagou a publicação e retificou a informação, afirmando que o grupo ainda não havia sido localizado.

A busca concentra-se em Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos, Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9,  Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de 4, e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de 11, todos eles são irmãos e indígenas da etnia huitoto. Entre os corpos resgatados, está o da mãe das crianças, enquanto outra vítima era um líder comunitário indígena.

Acidente

O voo, que partiu de Caquetá com destino a San José del Guaviare, principais cidades da região amazônica colombiana, sofreu uma queda após o piloto reportar problemas na aeronave, que desapareceu dos radares logo em seguida. As buscas ocorrem em uma área de mata densa e de difícil acesso, contando com a participação de indígenas locais, cerca de 100 oficiais e três cães farejadores.

Novidades

A Força Nacional encontrou pertences das crianças, indícios de um acampamento improvisado e frutas mordidas, sugerindo a possibilidade de que elas ainda estejam vivas. Fidencio Valencia, avô das crianças, afirmou que os jovens huitoto estão acostumados com o ambiente da selva, mas acredita que possam ter se escondido por medo após o acidente.

As buscas pelas quadro crianças perdidas no acidente aéreo na Amazônia colombiana completam 18 dias (Foto: Reprodução/G1/ Exército da Colômbia/via AFP)

“A nossa esperança é encontrar e ver as crianças novamente. Sabemos que estão na selva há muito tempo, enfrentando condições desafiadoras. Mas, com o apoio de toda a comunidade, a força dos indígenas e as preces que nos enviam, esperamos encontrá-los em breve”, declarou Valencia em entrevista ao Caracol Noticias.

As buscas persistem, enquanto autoridades e comunidades locais mantêm a esperança de que as crianças sejam encontradas sãs e salvas, trazendo um desfecho positivo para essa trágica história na selva colombiana.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários