Por Yulia Serra | 6 de junho de 2024

Você com certeza já ouviu falar em erva-doce e, provavelmente, já experimentou alguma comida com ela, mas você sabia que a erva vai muito além de uma planta com sabor delicioso e aroma intenso? A planta medicinal, popularmente conhecida e bastante incluída nos cardápios de todo o mundo, é muito utilizada em cosméticos e produtos de perfumaria, por conta dos inúmeros benefícios no cuidado infantil.

Sua fragrância calmante e relaxante, quando aliada a bons hábitos de uma rotina noturna, pode ser excelente para uma qualidade de sono de bebês. A hora de dormir é um momento muito importante e os pequenos precisam descansar bastante. À medida que crescem, o número de horas de sono diminui gradualmente. Preservar esse tempo ajuda no desenvolvimento saudável e, por isso, uma noite de sono tranquila é fundamental, já que durante esse período o corpo e mente realizam funções vitais importantes de organização e limpeza do que foi “acumulado” ao longo do dia. Dessa forma, apesar de não ter efeito sonífero, a erva-doce é muito efetiva para melhorar a qualidade do sono,seja para estabelecê-lo de forma saudável ou no auxílio de possíveis distúrbios ou ainda dificuldades para entrar em estado de relaxamento profundo.

Criança dormindo
As propriedades da erva-doce melhoram a qualidade do sono – (Foto: Shutterstock)

 

De olho no sono

Dormir bem é necessário e faz toda a diferença na qualidade de vida do seu filho. Mas além das propriedades e benefícios da erva-doce, é interessante introduzir ou manter hábitos que ajudam a relaxar e preparar o corpo para esse momento de descanso. Especialistas sugerem seguir a higiene do sono, confira algumas das práticas:

  • Garanta que o ambiente esteja escuro e silencioso 
  • Diminua o uso de telas dos pequenos cerca de duas horas antes de dormir 
  • Coloque a criança para deitar mais ou menos no mesmo horário durante todos os dias da semana 
  • Adultos e crianças precisam praticar exercícios físicos, porém prefira fazê-los durante o dia e no período da tarde
  • Saia de casa com os pequenos e os exponha a luz natural para seu corpo entender a diferença entre dia e noite 
  • Procure se manter bem hidratado ao longo do dia, assim como esteja atento à hidratação dos bebês e das crianças.

Outros benefícios 

Além das propriedades calmantes que ajudam no relaxamento e bem-estar do bebê, a erva-doce tem o anetol, uma das principais substâncias, que estimula o relaxamento muscular, ao diminuir os movimentos peristálticos do intestino e, assim, ajuda na digestão e consequentemente em um sono mais tranquilo. Ela também auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais leves, distensão abdominal, flatulência e cólicas. E com o efeito diurético, colabora na diminuição do inchaço e desintoxicação. 

O uso da erva também colabora na prevenção de doenças do coração, melhora a circulação sanguínea e evita a formação de coágulos, além de, ainda, prevenir a dor de cabeça. Por ser uma fonte de vitamina C, aumenta a resistência do organismo de forma geral, além de fortalecer o sistema imunológico através das propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, combatendo bactérias, vírus e fungos, e melhorando os casos de catarro e dor de garganta relacionados à tosse, gripe e congestão nasal dos pequenos. 

Pensando na importância do sono e em todos os benefícios da erva-doce, a Casa KM, no mercado há 45 anos, lançou dois produtos: o lava-roupas e o amaciante da linha Vida Macia com fragrância de erva-doce. Ambos são dermatologicamente testados e hipoalergênicos e são voltados para roupas infantis, tanto vestuários quanto roupas de cama. Os produtos da linha estarão disponíveis em embalagens de 500ml e 1 litro, incluindo uma tampa dosadora para facilitar a rotina de limpeza.

Amaciante Vida Macia
A linha Vida Macia preza pela sustentabilidade e melhora a qualidade de sono do seu filho – (Foto: Divulgação)