Por Redação Pais&Filhos | 23 de setembro de 2022

A influenciadora Virgínia Fonseca, está grávida da segunda filha, Maria Flor, fruto do casamento com o cantor Zé Felipe, de 23 anos. Por estar próximo do final da gestação, a mãe de Maria Alice mostrou a organização do enxoval para a segunda filha.

Logo no início do vídeo, a mãe de Virgínia, Margareth Serrão, explicou a diferença do tamanho do enxoval de Maria Flor com o da irmã mais velha, Maria Alice: “Algumas coisas que a Maria Alice tem, vamos reaproveitar para a Maria Flor”, explicou a avó das meninas.

Virgínia também explicou o motivo do enxoval de Maria Alice ter sido tão grande: “Por isso o da Maria Alice tinha mais coisa que o da Maria Flor. Tem muita coisa que a Maria Alice usou, e não usa mais, não precisa mais porque é de recém-nascido, e tá guardado. Então vamos reutilizar para Maria Flor”, completou a influenciadora.

O pai das meninas, Zé Felipe, estava também presente no vídeo que está em alta no Youtube, durante o vídeo é possível ver o ofurô, cadeirinha de bebê para carro, itens para higiene, acessórios para mamadeira, chupetas, brinquedos, umidificador, bebê conforto e outros produtos diversos itens de bebê.

Como economizar no enxoval do bebê: 8 BIG dicas práticas e simples

Quando se está esperando um bebê, um dos momentos mais importantes é a compra do enxoval. Claro que você vai querer caprichar e comprar tudo de melhor e necessário para o seu filho, mas isso não quer dizer gastar uma fortuna logo nos primeiros meses de gravidez.

1. Tenha uma lista

Ao preparar o enxoval, você vai ficar com vontade de comprar tudo que ver pela frente. Mas a primeira recomendação é saber exatamente o que você precisa e focar no indispensável. Tenha em mãos uma lista antes de ir às compras, seja para montar o enxoval todo de uma só vez ou pouco a pouco. Assim, você vai ter um controle maior sobre o que está faltando e pode ir riscando o que já foi comprado, sem correr o risco de levar para casa o mesmo item de marcas diferentes.

2. Priorize os itens essenciais

Quando o assunto é enxoval do bebê, tudo parece essencial e você vai querer comprar tudo que ver nas lojas. Mas antes de qualquer coisa, foque nos itens indispensáveis que costumam custar mais caro, como móveis, cômoda, berço e carrinho.

3. Aceite ajuda

Não tenha vergonha de pedir e aceitar ajuda dos parentes e amigos mais próximos – afinal, eles vão querer participar desse momento de todas as formas. Aceite os presentes que vão chegar com muito carinho.

A Talu Concept Baby cria listas perosnalizadas para você montar o enxoval do bebê de acordo com o seu estilo (Foto: Getty Images)

4. Aproveite o chá de bebê

É uma ótima oportunidade para pedir o que ainda está faltando da sua lista de enxoval. Assim, em vez de ficar com cinco gorros e nenhum body, você aumenta as chances de ter o que precisa. Também vale escolher todos aqueles itens menos essenciais que você gostaria de ter para, quem sabe, pedir para familiares e amigos. Afinal, ninguém resiste a uma frescura de bebê!

5. Converse com outras mães

Pergunte para pais e mães de filhos um pouco maiores o que eles acham realmente necessário no enxoval, de acordo com a experiência que tiveram. Você pode descobrir, por exemplo, que há crianças que só foram usar sapatos ao dar os primeiros passos.

6. Reaproveite coisas de amigas e familiares

Muitas roupas de recém-nascidos – especialmente aquelas mais bonitas e vestidas só em ocasiões especiais – são pouco usadas. Desde que esteja em boas condições, tudo pode ganhar um novo uso. E você pode ter isso em mente se quiser ter o segundo ou terceiro filho.

7. Invista em tamanhos grandes

Uma dica clássica, mas que merece atenção. Se não for ficar esquisito ou muito grande, tente comprar peças maiores para o seu filho. Essa é uma ótima forma de fazer que ele consiga usar a roupa por muito mais tempo.

8. Fique atenta à estação do ano em que o bebê vai nascer

Antes de ir às compras, veja em qual estação do ano seu filho vai nascer e pense nos tecidos. As roupas e alguns acessórios podem mudar muito dependendo da época do ano em que você dará à luz. Até o local pode influenciar nessa lista, já que algumas cidades têm climas mais quentes ou frios do que outras: não faz sentido comprar gorros e luvas de frio se o seu filho nascerá em pleno verão carioca, por exemplo. Tecidos mais pesados, como lã ou linha, serão usados no outono e inverno, enquanto os leves, como malha de algodão, são melhores no verão ou primavera.

Assista ao podcast Mãe Natureba: