Por Redação Pais&Filhos | 9 de setembro de 2022

Criança de 4 anos perfura garganta com Canudo de metal. Charlie DeFraia estava sentado no parapeito da varanda da casa  dele, tomando um iogurte pelo canudo, quando perdeu o equilíbrio e caiu, estabelecendo uma cadeia de eventos que o deixou à beira da morte. O corte profundo foi cortando o suprimento de sangue para parte de seu cérebro e  deixando o sangue jorrar de sua boca a cada batimento cardíaco.

A força da queda enviou o canudo em sua boca pela língua e pela garganta, perfurando a artéria carótida direita – uma das quatro principais artérias que fornecem sangue e oxigênio ao cérebro.O estranho acidente, que aconteceu em 20 de junho em East Moriches, Nova York, destaca o perigo dos canudos de metal, especialmente para crianças,segundo especialistas.

Menino de 4 anos perfura garganta com canudo de papel
Menino de 4 anos perfura garganta com canudo de papel (Foto:Reprodução/TODAY Parents)

A lesão do menino foi catastrófica, mas ninguém sabia o que estava acontecendo no início. O canudo nunca rompeu a pele, então não havia nenhum ferimento externo em sua garganta. O canudo permaneceu na bebida de iogurte, sem dar pistas sobre o que acabara de acontecer. A mãe do menino, Crystal DeFraia, 38 anos,  que comprou os canudos de metal depois de ver os de plástico descartados podiam fazer mal a tartarugas. Ela relatou ao TODAY Parents que  ouviu o “grito horripilante” da irmã de Charlie, Madison, de 8 anos e correu para o local.

O pai de Charlie, que é médico de medicina interna, entrou em modo de salva-vidas. Ele pensou inicialmente que a criança tinha mordido a língua. “Era evidente que ele estava realmente perdendo muito sangue, e ele parou de respirar em mim algumas vezes”, lembrou o Dr. Charles DeFraia. “Eu tive que proteger as vias aéreas dele, e isso é realmente tudo que eu podia fazer naquele momento.”

Menino de 4 anos perfura garganta com canudo de papel
Criança perfura garganta com canudo de papel ao tomar iorgute (Foto: Repordução TODAY Parents)

A família ligou para o 911 e a ambulância chegou rapidamente para levar Charlie ao hospital. O casal seguiu freneticamente em seu carro. “Como pai, você está em espiral. Você está vendo seu filho morrer na sua frente”, disse Crystal DeFraia. A caminho do Stony Brook University Hospital, os paramédicos declararam um código pediátrico T – o nível mais alto de ativação de trauma.

Os médicos fizeram uma punção na artéria femoral direita na coxa do menino e inseriam um tubo fino e flexível, também conhecido como cateter. Ele manipulou o cateter para que ele viajasse dentro do corpo de Charlie da coxa até o local da lesão no pescoço e reconstruiu uma nova artéria usando stents de metal padrão.

Criança de 4 anos perfura garganta com canudo de metal
Criança de 4 anos é internado no hospital após perfurar garganta com canudo de metal (Foto: Reprodução/ TODAY Parents)

“É uma endoprótese, então o que ele fez foi recriar uma nova artéria carótida dentro da antiga artéria carótida de Charlie”, disse Fiorella. Após o procedimneto,Charlie se recuperou rapidamente depois de sair de um coma induzido. Agora ele está se movendo normalmente, mas alguns dedos da mão esquerda que ele sente uma a fraqueza.

Assista ao POD&tudo com Izabella Camargo