Por Malu Lopes | 16 de maio de 2024

Em um episódio recente que trouxe ansiedade e preocupação, Ary Mirelle, influenciadora digital, veio a público compartilhar uma experiência pessoal marcada pela luta de seu filho Jorge contra a  bronquiolite. Fruto de seu relacionamento com o cantor  João Gomes , o pequeno Jorge, com apenas quatro meses de idade, enfrentou um sério desafio de saúde que alarmou a família.

Mãe e Jorge
Ary Mirelle e seu filho, Jorge (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

Através de sua plataforma no Instagram, Ary fez questão de relatar os momentos de tensão vivenciados. Ela revelou que o diagnóstico do filho desencadeou uma corrida por assistência médica especializada, incluindo pediatras, fisioterapeutas e pneumologistas, demonstrando a complexidade e gravidade da situação. “Aconteceu de meu bebê ter bronquiolite, e eu me via desesperada. Eu não falei nada aqui até que ele melhorasse. Eu queria um fisioterapeuta, uma pediatra, um pneumologista perto do meu filho o tempo todo, e graças a Deus tive assistência. Eu tava desse jeito [chorando] todo dia, perdendo minhas forças e pedindo ajuda a Deus toda”, confessou Ary ao detalhar os dias difíceis enfrentados até a recuperação de Jorge.

Apesar dos desafios, a influenciadora anunciou que o pequeno conseguiu superar a doença, graças ao acompanhamento médico adequado e ao cuidado incessante em casa. O alívio veio após um período de intensa angústia para a família, que precisou se adaptar para proteger Jorge de novas contaminações, especialmente após um contato inicial com sua irmã que apresentava sintomas de virose.

Stories Ary
Ary Mirelle usa seus stories para falar e alertar sobre a doença do filho (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Bronquiolite: o que é, principais sintomas e como prevenir essa doença

O médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, Dr. Claudio Len, é nosso braço direito para falar sobre saúde das crianças. Na coluna “Dr. Claudio responde” da última edição da revista Pais&Filhos, o especialista contou tudo o que você precisa saber sobre bronquiolite. Veja a seguir!

“’Minha suspeita é de bronquiolite’. Quando faço este diagnóstico no consultório percebo que os pais ficam preocupados. Procuro acalmá-los rapidamente, explicando que, na maioria dos casos, esta doença não é complicada e que em alguns dias os seus filhos estarão bem”,  diz o médico.

Floco de Neve
Saiba tudo sobre bronquiolite, uma doença viral mais comum entre o outono e inverno (Foto: Shutterstock)

 

A palavra bronquiolite vem do grego (bronchion = brônquio + itis = inflamação). Esta doença é causada por vírus respiratórios, sendo o mais comum deles o vírus sincicial respiratório. De um modo geral, acomete crianças até os dois anos de idade e os sintomas costumam ser mais intensos nos bebês com menos de 6 meses.

Os sintomas iniciais são os de um resfriado comum, como coriza, irritabilidade e em algumas situações febre baixa. Depois de dois a três dias o vírus vai para os brônquios, que ficam inflamados e mais fechados, e há uma intensa produção de muco. Nesta fase, as crianças ficam irritadas, chiam, tossem muito e ficam desconfortadas, com dificuldade para respirar. A respiração lembra a de um “cachorrinho” que correu muito.

Neste momento os pais devem procurar assistência médica sem hesitar, de preferência em um pronto-socorro. Em algumas ocasiões podem ser realizados testes para pesquisas de vírus, o que ajuda no acompanhamento médico; de um modo geral o tratamento é feito em casa, mas em cerca de 2% dos casos há necessidade de internação para hidratação, oxigenioterapia e fisioterapia respiratória.