Por Yulia Serra | 4 de setembro de 2022

Sônia Teresinha dos Santos decidiu aprender a ler e escrever aos 71 anos de idade. Ela, que mora em São Gabriel, um município do Rio Grande do Sul, pôde finalmente realizar um sonho antigo e falou sobre essa conquista.

Idosa que não pôde estudar na infância retoma estudos e é exemplo dentro da escola
Idosa que não pôde estudar na infância retoma estudos e é exemplo dentro da escola (Foto: reprodução/RBS TV)

Em 2022, ela, que hoje está aposentada, se matriculou em uma escola. Assim, a rotina de Sônia hoje começa às 6h da manhã, para cuidar da casa e depois ir a escola. “Sempre quis estudar, mas nunca tive oportunidade”, disse em entrevista ao G1.

Durante a conversa, a idosa explicou que não pôde estudar na infância, porque precisava trabalhar para ajudar os irmãos e depois, a vida seguiu e ela não teve oportunidade: “Agarrei casa, me enchi de filho. Eu tive cinco filhos homens e duas gurias. E sempre trabalhando pra ajudar a criar eles, pra ser uma pessoa hoje”.

Apesar da surpresa ao receber a matrícula da idosa na direção da escola, funcionários não tiveram dúvidas em aceitá-la. “Isso veio pra fortalecer, a gente ficou desmotivado [na pandemia], os alunos em casa com bastante dificuldade. Aí aparece essa pessoa especial na nossa vida, foi pra dar um salto no meu trabalho”, contou a professora Silene Moreira Duarte.

Aos 71 anos, uma idosa voltou a estudar para realizar um sonho antigo: aprender a ler e escrever
Aos 71 anos, uma idosa voltou a estudar para realizar um sonho antigo: aprender a ler e escrever (Foto: reprodução/RBS TV)

Muito elogiada pelos educadores, Sônia confirma que não irá desistir do seu sonho de estudar: “A gente tem que ir caminhando em frente né? Se a gente parar, fica até entrevado, não caminha, tem que andar sempre”.

Assista agora ao POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos, com a jornalista Izabella Camargo!