Por Vitória Souza | 25 de abril de 2024

Hoje, 25 de abril, Ana Maria Braga recebeu o tutor de Joca, João Fantazzini, em seu programa após a morte de seu companheiro de quatro patas por um erro no seu transporte. Os dois se emocionaram ao comentar o ocorrido. 

No dia 22 de abril, João embarcou em uma viagem com destino a Sinop, Mato Grosso. Ao chegar, foi avisado que Joca, seu cachorro, havia sido enviado para Fortaleza devido a um erro operacional da empresa. A Gol ofereceu então um voo de ida e volta de Mato Grosso a São Paulo, além de hospedagem para João. Contudo, ao chegar em São Paulo para esperar pelo retorno de Joca, recebeu a notícia do mal-estar do animal, seguido pela confirmação de sua morte.

João e Joca, cão que morreu em transporte aéreo
Créditos: Arquivo pessoal

 

Durante o programa, o engenheiro trouxe uma nova informação sobre a postura da empresa aérea. “Eu não sei o que fazer. A Gol não fez contato comigo. A única coisa foi no dia (da morte) que o presidente da Gol me ligou, ele me pediu desculpa. Eu falei: ‘quem matou meu cachorro foi seu operacional, eu não tô nem aí que você é o presidente. Eu velei o Joca e não teve apoio nenhum. O único apoio foi dar lanchinho para quem tava na hora. O que mais mata é que ele não deveria ter morrido daquele jeito”. 

Ainda muito abalado, João conta sobre a trajetória ao lado de Joca, seu companheiro que estava ao seu lado a cinco anos e relembra momentos.”Eu falei que não ia chorar porque acho que transcendeu do que estou sentindo. Porque sempre fui eu e ele. Comprei o Joca porque sempre fui sozinho e sonhava em ter um Golden”

Em nota, a Gol se posicionou com o falecimento de Joca: “Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação”

Joca a caminho do Mato Grosso
Créditos: Arquivo pessoal

 

Joca ficou fechado dentro da caixa por mais tempo do que poderia

Apesar de um atestado veterinário garantir que Joca poderia suportar uma viagem de até duas horas e meia, o erro resultou em quase oito horas de confinamento na aeronave. Além do longo tempo de voo, Joca também permaneceu exposto por aproximadamente uma hora e meia na pista sob temperaturas próximas a 36°C, sem acesso a água ou comida. “Não tem ninguém que aguente uma pista aérea com 36°C de sol. Ele fechado na caixa. Não tiraram ele da caixa, ele voltou todo molhado”, relatou o tutor.

João e Ana Maria trocam palavras de carinho durante o programa

Ainda muito abalado, tutor de Joca, contou sobre a trajetória dos dois que estavam juntos a cinco anos.”Eu sei o quanto você ama cachorro, por isso fiz questão de estar aqui no programa”, disse João. “Queria sua ajuda nisso. Ele era meu filho”.

Após sua fala, Ana Maria Braga citou o posicionamento do presidente Lula com o caso, cobrando que a empresa aérea Gol e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) uma prestação de contas no caso do Joca e frisou: “Há de se ter um cuidado, não pode ficar uma coisa jogada. Sempre tive filho cachorro, tenho filho papagaio. A gente se coloca no seu lugar.”