Por Redação Pais&Filhos | 22 de março de 2023

Um bebê viralizou nas redes sociais ao conseguir engatinhar perfeitamente em uma ponte feita de vidro, com cerca de 300 metros de altura.  Segundo informações do portal g1, a mãe imaginava que a filha fosse chorar e ficaria com medo da situação, mas não ela até chegou a sentar e ficar admirando a vista por um momento.

A gravação foi realizada na Ponte de Vidro de Zhangjiajie, uma província de Hunan, que fica localizada no sudeste da China. A construção onde a bebê andou é um ponto turístico famoso no país e liga dois abismos. A ponte possui três camadas de placas de  vidro e aguenta o peso de até 800 pessoas.

Com quantos meses o bebê começa a engatinhar? Veja como estimular o desenvolvimento do seu filho

Para que o seu filho comece a engatinhar, antes de tudo ele precisa desenvolver a musculatura do tronco e do pescoço para que ele fique com o corpo firme o suficiente para sustentar sozinho enquanto se movimenta por aí. Os bebês costumam sentar entre os 4 e 8 meses, quando as células nervosas estão sendo recobertas por uma membrana chamada mielina e o pescoço finalmente vai ser capaz de sustentar o peso da cabeça. A partir dos 4 meses, você pode segurar o bebê pelas axilas, quando ele está no seu colo.

Após aprender a se sentar sozinho, os braços e o tronco começam a ganhar mais firmeza. É importante que, nesse momento do desenvolvimento do seu filho, você esteja por perto e prepare o local onde ele vai começar a tentar se arrastar pelo chão até conseguir engatinhar. Deixe o bebê em um lugar fofo para o caso dele se desequilibrar e supervisione as tentativas dele. “Quanto mais tempo os pais deixarem a criança no chão, melhor. Vale no tatame ou no edredom, sempre possibilitando que ela explore o ambiente”, indica Dr. Claudio.

Quando seu filho começar a demonstrar sinais de que está pronto para começar a rastejar pelo chão da casa ou engatinhar, vale preparar o terreno para que tudo fique mais atrativo e ele se sinta estimulado a se movimentar. Estenda um cobertor no chão e espalhe os brinquedos preferidos do bebê. No momento em que seu filho mostrar que está com as perninhas firmes e começar a tentar ficar de pé, não oferte andadores para ele: especialistas defendem que o uso dele pode ser nocivo para o desenvolvimento, já que nem sempre a musculatura já está preparada para isso.

Fique atento aos sinais que seu filho dá mostrando que está pronto para começar a rastejar pelo chão ou engatinhar pela casa
Fique atento aos sinais que seu filho dá mostrando que está pronto para começar a rastejar pelo chão ou engatinhar pela casa

Tenha paciência com o processo

Com o tempo, você pode achar que seu filho já deveria ter andado ou que deveria ter feito alguma coisa que não fez. Mas muitas vezes o grande estímulo é não fazer nada e apenas dar liberdade. “Se o estímulo for exagerado, a criança pode ter concentração baixa e até ser hiperativa no futuro”, alerta o especialista.

Caso seu filho apresente alguma dificuldade nesse processo, lembre-se de que cada criança tem seu próprio limite. “Os pais devem ficar atentos para que o estímulo seja prazeroso e sentir até que ponto aquilo está sendo bom e saudável para o bebê. Também é importante fazer sempre um acompanhamento com o pediatra para conseguir detectar possíveis atrasos no desenvolvimento motor”, explica o pediatra.

Para saber mais sobre esse processo acesse aqui o link da matéria completa! 

Rede de apoio no puerpério

A chegada de um filho significa uma nova rotina! Saiba como familiares e amigos podem te ajudar nesse processo: