Por Redação Pais&Filhos | 13 de fevereiro de 2023

Heloá e Valentina, gêmeas siamesas de 3 anos que foram separadas por uma cirurgia que durou por volta de 17 horas no último dia 11 de janeiro em Goiânia, capital de Goiás, seguem interagindo durante suas respectivas recuperações no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD).

Um vídeo, este publicado por Zacharias Calil, médico cirurgião responsável pelo caso das irmãs, mostra um momento para lá de emocionante entre as duas enquanto conversavam com a mãe.

Momento da declaração registrado pela mãe (Foto: Reprodução/Instagram/@drzachariascalil)

No registro, a mais velha pede para que Heloá chame por sua irmã, Valentina. Atendendo o pedido da mãe, a menina diz: “Amo você”. Assim que ouve a declaração da irmã, Valentina abre um sorriso. Acompanhando a recuperação das siamesas, o médico celebrou a melhora de ambas: “Heloá e Valentina interagindo. Heloá cada dia melhor e Valentina se recuperando progressivamente! Cada dia um avanço”, comemorou Zacharias.

Confira o vídeo do momento clicando aqui ou acessando pelo link abaixo:

A cirurgia

Após terem passado por uma cirurgia que teve 17 horas de duração, as gêmeas siamesas Valentina e Heloá Prado, ambas de 3 anos de idade, foram separadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), este localizado na capital goiana.

Registros feitos durante o procedimento médico (Foto: Divulgação/Zacharias Calil)

Elas eram unidas pelo tórax e pelo abdômen; assim, as gêmeas foram separadas pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil ao lado de uma equipe médica composta por mais de 50 profissionais. Elas também compartilhavam a bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.

Após a cirurgia, o médico explicou que a demora se deu graças às enormes aberturas do abdômen das siamesas, já que foi preciso utilizar uma tela neste local em razão da falta de pele para o fechamento. No último ano de 2022, elas já haviam passado por um procedimento cirúrgico que expande a pele, entretanto, ainda não foi suficiente. O fígado e os intestinos puderam ser divididos.

Diário de bordo: tudo o que rolou na nossa viagem com a MSC Seashore!