Por Redação Pais&Filhos | 24 de novembro de 2022

Na última sexta-feira, 18 de novembro, uma criança haitiana de apenas 10 anos de idade foi encontrada nas ruas dormindo em uma casa de cachorro segundo a Polícia Militar. O caso aconteceu em Joinville, Florianópolis, Santa Catarina. Agora, a mãe da criança contou em entrevista à Uol, que ainda tenta entender os sumiços do garoto.

No relato, ela conta que ficou apavorada quando recebeu a notícia, e disse que não tinha parado de procurar em nenhum dia. A mulher mora com mais dois filhos, e o pai das crianças ainda está tentando passar pelo México para chegar aos Estados Unidos. Ela contou que os sumiços do garoto são frequentes.

Os garotos são menores de idade
O menino foi abandonado (Foto: Arquivo)

“No ano passado era de mês em mês. Já nesse ano ele saía de semana em semana. Além dessas quatro vezes que o policial veio trazer ele aqui, ele saiu milhares de vezes e eles não sabem. Ele tá livre, ele sai, eu não posso ter meus olhos só nele, tenho mais dois pequenos para cuidar”, disse ela. A mãe ainda conta que não sabe porque o filho decidiu ficar na casinha de cachorro, e os vizinhos afirmam que nunca souberam de maus-tratos. O Conselho Tutelar segue cuidando o caso.

Menino haitiano de 10 anos é encontrado dormindo em casinha de cachorro

Os militares foram acionados às 6 da manhã para verificar suspeita de abandono de incapaz no local. Quando chegaram lá, viram o menino dentro da casinha, e relatam que ele reclamava do frio que sentia. A criança estava fora de casa desde domingo, 13 de novembro, de acordo com a prefeitura de Joinville ao Uol.

Urso de pelúcia na sombra
O caso está sendo acompanhado (Foto: Getty Images)

A Polícia Militar informou ao Uol que além da criança, todos os integrantes da família são imigrantes haitianos. O pai do menino abandou ele, os outros dois filhos e a esposa assim que chegaram na cidade, e desde então a família vive com a ajuda de serviços da prefeitura. O garoto, inclusive, recebe atendimento psiquiátrico e é acompanhado pelo Conselho Tutelar. Além de ser encontrado em situações precárias, ele tinha um ferimento no pé, que já recebeu o devido tratamento. O caso segue sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Assista ao podcast com Marcos Piangers que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!