Por Cinthia Jardim | 29 de dezembro de 2023

Com a virada do ano, é comum surgir a preocupação com o barulho dos fogos de artifício para os animais de estimação. Durante esta época, cães e gatos podem ficar mais ansiosos e agitados por causa da audição sensível, podendo provocar medos e mudanças no comportamento.

Criança abraçando cachorro
Durante este momento, é superimportante tranquilizar os pets (Foto: Getty Images)
A boa notícia é com algumas medidas simples, você pode ajudar seu pet a passar (bem!) por esse momento. Veja algumas dicas de ouro para colocar em prática durante o Réveillon.

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

1- Use algodão parafinado (hidrófobo)

Quando estiver perto dos fogos começarem, você pode colocar um chumaço de algodão hidrófobo nos ouvidos do pet. Não se esqueça de retirá-los assim que o barulho acabar, pois se ficarem por tempo demais podem causar infecções.

2- Não deixe o animal preso

Usar correntes ou caixas de transporte durante os fogos pode fazer com que o animal entre em pânico e se machuque. Mantenha-o sempre por perto e o tranquilize.

Cachorro
Veja dicas de ouro para proteger seu pet (Foto: Getty Images)

 

3- Tranque portas e janelas

Por conta do barulho, o animal de estimação pode sentir medo e fugir. Dessa maneira, você pode manter as portas e janelas fechadas, permitindo assim que o pet não se perca. No caso de apartamentos, não esqueça de verificar se as telas de proteção estão firmes e ajustadas.

4- Fique em um cômodo com menos ruído

Para tranquilizar o animal, você pode permanecer em um local com menos barulho, fazendo com que ele não se assuste por conta dos fogos de artifício.