Por Vitória Souza | 2 de maio de 2024

Durante o podcast Table for Two com Bruce Bozzi, Jeff Goldblum falou sobre o tema de gestão financeira e confirmou que não deixará dinheiro para os seus filhos estiverem mais velhos. O ator acumula uma fortuna de aproximadamente U$ 40 milhões e participou de filmes sucesso de bilheteria, como “Jurassic Park” e “Independence Day”.

Quando chegou o momento de falar sobre o futuro financeiro das crianças, Jeff comentou:”Ei, você sabe, você tem que remar seu próprio barco. É importante ensinar as crianças. Eu não vou fazer isso por você. E você não vai querer que eu faça isso por você.” revelando que os seus filhos terão que trabalhar para se manterem na vida adulta.

Jeff Goldblum
(Foto: David M. Benett/WireImage)

 

A necessidade de ensinar para criança o valor do dinheiro

Ensinar o valor do dinheiro para os filhos não significa cortar a palavra gastar do vocabulário deles. Muito pelo contrário. Gastar, além de geralmente trazer prazer (admito) é também uma função importante para fazer a economia girar. Além disso, para que serviria a mesada se fosse para nossos filhos guardarem todo o valor que recebem? A ideia de eles terem o seu próprio dinheiro é para que aprendam a administrá-lo, ou seja, aprendam estratégias de como gastar.

Mas atenção, não adianta dar mesada e deixar que seu filho se vire sozinho. A partir do momento que você decide que ele precisa ter o próprio dinheiro é importante passar algumas dicas de como lidar com esse capital. Porque muitas vezes a primeira mesada vai embora em um piscar de olhos. Feliz por ser possuidora daquele valor, a criança torra tudo de uma vez, geralmente em besteira.

Ok, faz parte do aprendizado. Mas aí entra o papel dos pais: ensinar que apesar de querermos infinitas coisas, infelizmente os recursos são finitos. Se gastar tudo de uma vez sem pensar, vai ficar sem dinheiro até o momento de ganhar a próxima mesada. É simples assim.

A gente sabe que finanças é um tabu até dentro de casa. É difícil lidar com o dinheiro, saber economizar e aplicar para gerar mais renda. Mas imagina as crianças aprendendo isso na escola? Eles serão adultos muito mais treinados a lidar com o consumo e economia.

“Aprender a poupar dinheiro e entender que ele não é infinito, são noções básicas que toda criança deveria ter”, explica Patricia Broggi, nossa embaixadora e colunista que entende tudo sobre finanças, mãe de Luca e Thiago. Segundo a especialista, esse ponta pé inicial é muito importante, porque as famílias não costumam conversar em casa sobre finanças.