Por Ana Luiza Messenberg | 20 de agosto de 2024

A rede aérea Voepass já recolheu os destroços do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início de agosto. Segundo a empresa sediada em Ribeirão Preto, as bagagens das vítimas também já foram recolhidas e atualmente estão em processo de limpeza e separação, e logo depois, serão devolvidas aos familiares.

O bagageiro do avião, que fica localizado na parte dianteira perto da cabine dos pilotos, não foi atingido, mesmo com o incêndio. As defensorias e ministérios públicos de São Paulo e do Paraná, de onde o avião partiu, indo com destino a Guarulhos, deverão se reunir nesta terça-feira, dia 20 de agosto, junto com a Voepass e a seguradora. 

avião
Avião que caiu em Vinhedo deixou 62 mortos, incluindo 58 passageiros e 4 tripulantes

 

A companhia também se responsabilizará pelos prejuízos do morador que teve a casa atingida pela tragédia. As defensorias dos dois estados estão buscando o máximo possível garantir a indenização e o seguro obrigatório aos familiares das vítimas.

Inclusive, a Força Aérea Brasileira (FAB) irá apresentar um relatório preliminar sobre a investigação do acidente em aproximadamente 20 dias. Dois motores do avião irão passar por uma examinação nas instalações da Aeronáutica em São Paulo. 

destroços
Avião caiu em Vinhedo no começo de agosto – (Foto: Reprodução/Redes sociais)

 

Na última semana, as caixas-pretas do avião foram analisadas em Brasília. O Jornal Nacional, da TV Globo, teve, com exclusividade, acesso às duas horas de transcrição feitas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), que atua juntamente à Força Aérea.

Caixa-preta do avião da VoePass gravou gritos e conversas do piloto antes da queda

O gravador de voz da cabine do avião ATR-72, que caiu em Vinhedo (SP) na  sexta-feira, 9 de agosto, registrou conversas do copiloto sobre “dar potência” à aeronave minutos antes da queda, além de gritos no interior da aeronave.

destroços
Caixa-preta do avião gravou gritos de passageiros – (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

 

A transcrição das aproximadamente duas horas de gravação foi realizada pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira. Leia mais clicando aqui.