Por Ketlyn Ribeiro | 11 de dezembro de 2023

Nesta segunda-feira, 11 de dezembro, Bárbara Evans apareceu por meio dos stories em seu perfil do Instagram para tranquilizar os seguidores sobre o estado de saúde da filha, Ayla, de quase 2 anos, após a menina ter sido hospitalizada por se engasgar com amendoim.

“Agora vamos para casa e vou ver meus meninos, né? Primeira noite que durmo sem eles”, disse a modelo enquanto estava dentro de um carro com a filhaindo para casa. Ayla é fruto do casamento com Gustavo Theodoro. Bárbara também é mãe dos gêmeos recém-nascidos, Álvaro e Antônio.

Bárbara Evans
A mãe contou em detalhes tudo o que aconteceu com a criança (Foto: Reprodução/Instagram)

 


Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?


Na noite do domingo, a mãe relatou que a criança precisou passar por cirurgia. “Tivemos que vir para o hospital com a Ayla. Para fazer a retirada do amendoim. Ela está bem. Já acordou da anestesia. Logo venho contar para vocês”, escreveu em uma foto da menina dormindo.

Ayla, filha Bárbara Evans, no hospital após cirurgia de emergência
Ayla, a filha mais velha de Bárbara e do marido Gustavo, engasgou com um amendoim sem casca – (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Na publicação seguinte, Bárbara Evans apareceu chorando em uma foto. “Não foi nada fácil… mas está tudo bem agora”, desabafou. Já em um vídeo de Ayla deitada com a mamadeira, a mãe contou que estavam aguardando para ir para o quarto.

O que fazer em caso de engasgo?

Primeiro lugar: manter a calma. Quanto mais nervosos, pior ficará a situação. Em bebês que ainda não completaram um ano, devemos virá-lo de bruços, em nossos braços, com a cabeça na altura mais baixa do que o quadril, e damos cinco “tapinhas” fortes na região das costas, justo entre os ossinhos da costela.

Caso o engasgo continue, viramos o bebê de barriga para cima e com os dois dedos maiores da mão, precisamos apertar cinco vezes o diafragma, que é o mais ou menos onde fica o estomago, até que possa ver alguma melhora.

Já em crianças maiores de um ano, precisamos abraçar a criança por trás, usando as mãos para pressionar o diafragma, até que a fruta seja expelida. Após todas as tentativas, precisamos levar a criança ou o bebê rapidamente ao pronto socorro.