Por Vitória Souza | 12 de junho de 2024

A atriz Ilva Niño, que interpretou a personagem “Mina”, em Roque Santeiro, morreu hoje, 12 de junho, aos 89 anos, após dar entrada no Hospital Quali, no Rio de Janeiro, para realizar uma cirurgia cardíaca, onde estava internada desde o dia 13 de maio.

Ilva Niño em Roque Santeiro
A atriz fez a personagem “Mina” em Roque Santeiro (Foto: Reprodução/ TV Globo)

 

Ilva era uma mulher pernambucana, chegou a ser casada com Luiz Mendonça e teve apenas um filho, Luiz Carlos Niño, mas ambos morreram antes dela. Além disso, a atriz fez mais de 30 participações em novelas e seriados. Ela completaria os seus 90 anos no dia 15 de novembro. 

Hospital Quali Ipanema
Ilva foi internada no hospital para realizar uma cirurgia cardíaca (Foto: Divulgação)

 

A atriz morreu por conta da falência múltipla de órgãos, que foi causada por complicações respiratórias, digestivas e renais. Até o momento, sabe-se que o seu corpo será cremado, porém, ainda não existem informações sobre o horário ou local.

O Auto da Compadecida
A atriz atuou na peça “O Auto da Compadecida” (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

Ilva Niño também participou do Movimento de Cultura Popular na década de 1960 e se mudou para o Rio de Janeiro com o seu marido durante a Ditadura Militar. Além das novelas, Ilva Niño também estreou em algumas peças de teatro, como, “O Auto da Compadecida”, escrita por Ariano Suassuna, “Berço do Herói” e “O Pagador de Promessas”.