Por Sophia Dolores | 20 de julho de 2023

Elana Koenig, é moradora de Nova York, e tinha apenas sete anos quando foi diagnosticada com Sarcoma de Ewing, um tipo de câncer raro, que atinge principalmente os ossos e acomete mais crianças, adolescentes e jovens adultos do sexo masculino. Sua origem não é conhecida, por isso, não há fatores de risco e prevenção, e suas formas de tratamento ainda estão sendo estudadas.

garota que se curou de câncer raro cria ong para ajudar crianças e famílias com a doença
A primeira criança que Elana ajudou foi uma amiga do acampamento que era ridicularizada por causa do cabelo que perdeu (Foto: Reprodução/ Instagram)

Após passar por 15 cirurgias e nove rodadas de quimioterapia durante um ano e meio, a jovem venceu a doença e decidiu que iria ajudar outras crianças que estavam passando por situações parecidas com a dela. Assim, ela fundou a Koenig Childhood Cancer Foundation, ONG que leva seu próprio nome.

Segundo entrevistas de Elana ao jornal Kidspot, a luta contra o seu câncer começou em 2016, quando ela começou a sentir uma intensa dor na parte inferior do quadril que a incomodava tanto que ela chegava a mancar por sua casa. Quando seus pais perceberam o que estava acontecendo, eles a levaram para o médico imediatamente e depois de muita pesquisa, Elana foi diagnosticada com Sarcoma de Ewing.

garota que se curou de câncer raro cria ong para ajudar crianças e famílias com a doença
Elana já salvou a vida de centenas de crianças e também ajudou a vida de seus familiares (Foto: Reprodução/ Instagram)

Em uma entrevista à People, a mãe da jovem, Rena, disse: “Achei que a doença era uma sentença de morte”. Mas não foi o que aconteceu. A adolescente foi curada e, no meio desse processo, encontrou um novo propósito para tudo o que viveu. “O câncer é uma coisa horrível de se passar quando criança. Eu sei como é afundar em um buraco fundo e escuro de agulhas, remédios e cirurgias”, refletiu a adolescente.

Então, ao perceber que outras crianças estavam passando pelo mesmo que ela tinha vivido, Elana decidiu fundar a ‘Koenig Childhood Cancer Foundation’, uma instituição dedicada a arrecadar fundos para ajudar outros pacientes com câncer a obterem o apoio que precisam.

garota que se curou de câncer raro cria ong para ajudar crianças e famílias com a doença
Ela afirma que o câncer é uma coisa horrível de se passar quando criança, por isso apoia o maior números de crianças que consegue (Foto: Reprodução/ Instagram)