Por Yulia Serra | 4 de setembro de 2022

Na última quinta-feira, 1 de setembro, a Latam Airlines mudou os protocolos para viagem com cachorros e gatos nos aviões. A nova política foi confirmada pela companhia aérea, que já informou as agências de viagem sobre a mudança.

A MPS tipo II merece atenção, por ser uma doença de depósito rara capaz de limitar as articulações e mobilidade dos pacientes
Latam impede que algumas raças de cães e gatos embarquem nos porões das aeronaves (Foto: iStock)

Entre as alterações está o fato de que a empresa agora não autoriza o embarque de animais mestiços braquicefálicos, ou seja, com narizes pequenos e comprimidos, vias aéreas encurtadas e traqueias estreitas, nos porões dos aviões. As informações são da Folha de São Paulo.

A mudança se estende para animais perigosos. Assim, raças de cachorro braquicefálicos, como Chow Chow, Shih Tzu e Pug não poderão ser transportados nos porões, assim como perigosos, a exemplo de Bulldog Americano, Rottweiler e Bull Terrier.

Alguns gatos também não serão permitidos, são eles: Burmês Americano, Himalaio, Persa (de todos os tipos) e Shorthair Exótico. As novas regras  não impedem que esses animais sejam transportados no avião, apenas exigem que sejam levados a bordo da aeronave nas cabines, necessitando atender as especificações para esse tipo de viagem.

Assista ao POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos, com Izabella Camargo