Por Redação Pais&Filhos | 28 de setembro de 2022

Madalena Albuquerque, arquiteta e chef de cozinha de 59 anos, preferiu dar espaço para a sua carreira e liberdade ao longo de sua vida adulta. Quando completou seus 45 anos, ela passou a ter a ideia de engravidar pela primeira vez; sendo assim, a conquista veio depois de seis anos através do método da fertilização in vitro!

“Minha vida foi focada em estudar e trabalhar. Só depois de cinco anos de casada que comecei a me preocupar com isso. Tinha vontade de ser mãe, mas era um desejo muito difuso, nunca me direcionei para isso” – Madalena Albuquerque

Madalena ao lado de sua filha, Maria Rita (Foto: Reprodução/UOL)

Hoje, Maria Rita, sua filha, está com 7 anos e veio ao mundo super saudável; entretanto, desde sua decisão de engravidar, a chef revelou que recebeu diversos comentários desnecessários sobre sua gestação e contou sobre o etarismo, relembrando também que existem várias mulheres que passam pelo mesmo sofrimento até os dias de hoje.

A mãe de primeira viagem acabou ouvindo diversos palpites ofensivos sobre a sua gestação: “Quando engravidei, ouvi que era louca e irresponsável”, comentou.

No ano de 2018, Madalena participou de uma campanha através de um vídeo de uma marca de produtos infantis. No anúncio, ela lembra que comentavam coisas do tipo: “Quando a filha mais precisar dela, vai estar caquética”. Segundo ela, o preconceito prevalece na mente das pessoas. “Toda vez meu marido e eu nos deparamos com perguntas como: ‘vocês são avós da Maria Rita?’.

“As pessoas criam estigmas de que existe uma curva cronológica para mulher: tem que namorar aos 15, casar-se até os 25 e ser mãe até os 30. Mas, para os homens, isso não existe: quando eles têm filhos com 70, todos parabenizam pela macheza, mas hoje existe um movimento de mulheres acima de 40 mostrando que somos seres humanos ativos e produtivos”, desabafou Madalena.

Assista agora ao POD&tudo com as gêmeas Bia e Branca Feres! Em um bate-papo muito divertido, as nadadoras falam sobre a gravidez conjunta, família e maternidade.