Por Mayara Neudl | 17 de outubro de 2023

No domingo, 15 de outubro, por volta das 8 horas da manhã, a Polícia Militar do Distrito Federal recebeu uma denúncia de abandono de incapaz no Setor Habitacional Vicente Pires, região administrativa do Distrito Federal. Ao chegar ao local, vizinhos afirmaram que uma criança de 6 anos de idade estava sozinha há 2 dias.

Os habitantes da rua informaram os policiais de que a situação sempre acontecia. A mãe saiu na sexta-feira, 13, e não retornou. Através da janela do quarto, a criança se comunicou dizendo que estava trancada dentro do cômodo e que não comia há 3 dias.

Após receber uma ligação da polícia no telefone celular, a mãe chegou no local em 20 minutos. Ela confirmou a informação dizendo que tinha saído no último dia da semana para ir à uma festa, e que depois tinha ido dormir na casa de uma amiga.

Os policiais a perguntaram quando ela pretendia voltar para casa, mas a mulher não respondeu. Ela e a criança foram encaminhadas para a 8ª Delegacia de Polícia (SIA). A mãe foi presa por abandono de incapaz e a filha foi levada para um centro de acolhimento em Taquatinga, de onde iria para um lar temporário, a pedido da conselheira tutelar da região.

Carro da polícia, viatura, sirene de viatura, sirene, luz azul de carro de polícia, sirene com luz azul, viatura com sirene azul
A mãe foi presa por abandono de incapaz e a menina encaminhada para um lar temporário (Foto: Pexels)

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

Outro caso

No dia 26 de maio, uma mulher foi presa e encaminhada para a delegacia por abandono de incapaz, em Braço do Norte, Santa Catarina. De acordo com a Polícia Militar, a mãe deixava a filha de oito anos de idade sozinha em casa.

O Conselho Tutelar acionou a PM pois a criança contou que ficava no apartamento sozinha desde o amanhecer, quando acordava, até o horário de almoço. Nesse momento, ela esquentava a comida deixada pela mãe e, depois, ia para a escola sozinha.

Mãe descobre que filha foi estuprada ao olhar pesquisa de celular e encontrar termos sexuais
Mãe deixa filha de 8 anos sozinha em casa e é presa por abandono (Foto: Getty Images)

A Polícia Militar afirmou que o crime estaria acontecendo há cerca de 2 semanas e que a menina possuía um telefone para falar com a mãe ou com o padrasto pelo aplicativo de mensagens Whatsapp.

“Diante dos fatos, foi dada voz de prisão para a mãe e encaminhada a mesma para a delegacia, juntamente com os conselheiros tutelares. Exceto a criança, que foi para a escola, para não alterar sua rotina de estudos”, informou a PM.