Por Bruna Britto | 17 de novembro de 2021

Na próxima sexta-feira (19), o maior eclipse lunar parcial em 580 anos poderá ser visto com maior nitidez na região norte e sul do Brasil. A lua será coberta mais de 97% pela sombra da Terra e ficará com tom avermelhado.

Além do Brasil, o espetáculo poderá ser visto em toda a América do Norte e boa parte da América do Sul, leste da Austrália, Polinésia e nordeste da Ásia.

Novembro terá chuvas de meteoros e eclipse lunar
Novembro terá chuvas de meteoros e eclipse lunar (Foto: Reprodução/ Pixabay)

O fenômeno deve começar por volta das 4h19 da manhã (horário de Brasília) e deve durar cerca de 3h. No entanto, ele poderá ser visto até três horas antes. O pico do evento está previsto para às 6h, porém, no Brasil, a lua já não estará tão visível como em outros lugares no mundo.

A visibilidade será mais nítida na região Norte do país, porém, também irá depender das condições meteorológicas de cada local.

O mês de novembro tem dado um show à parte quando o assunto é olhar para o céu  e se encantar com chuvas de meteoros e até mesmo um eclipse lunar. Para não perder nada e curtir esses eventos astronômicos com a sua família, anote todas as datas na sua agenda.

As chuvas de meteoro poderão ser vistas de qualquer lugar. Dê prefere para os locais que tenham pouca iluminação e que a linha do horizonte esteja mais livre. Os fenômenos recebem os nomes de acordo com a constelação da qual foram gerados. Se liga nas datas:

  • 5 de novembro: Taurídeos do Sul
  • 12 de novembro: Taurídeos do Norte
  • 17 de novembro: Leônidas
  • 19 de novembro: Geminidas