Por Redação Pais&Filhos | 15 de junho de 2022

Na última terça-feira, dia 14 de junho, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo divulgou um balanço em que é exposto que menos de 40% das crianças do estado foram vacinadas contra a gripe. A campanha conta com 2,6 milhões de crianças como público alvo, no entanto, apenas um milhão foram imunizadas.

Ministério da Saúde afirma que nenhuma criança ou adolescente morreu por conta da vacina contra covid-19
Menos de 40% das crianças se vacinaram contra a gripe em São Paulo (Foto: Getty Images)

Até agora, em todo o estado, mais de 7,5 milhões de pessoas tomaram a vacina contra a gripe. Contudo, a cobertura vacinal das gestantes é ainda menor: 30%. Já os idosos e os trabalhadores de saúde foram os grupos que mais se vacinaram, com 60% e 50,7%, respectivamente.

A campanha de vacinação vai até o dia 24 de junho. A dose está disponível nos postos de saúde gratuitamente para idosos, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, professores, além de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência. A vacina também está à disposição de policiais, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário.

Jean Gorinchteyn, Secretário estadual da Saúde, destacou: “É fundamental que os pais e responsáveis levem seus filhos para se vacinar, evitando casos graves e até óbitos pela doença. Estamos em um período de baixas temperaturas, quando vemos um aumento nos hospitais dos pacientes com doenças respiratórios, por isso, é muito importante que pais e responsáveis levem seus filhos para se vacinar.”

Também foi reforçado o assunto da vacinação das crianças contra influenza
O Secretário enfatizou a importância da vacina (Foto: Getty Images)

A porcentagem considerada adequada para imunização da população é de 75%, mas se tratando de grupos com maior propensão de se infectarem, os profissionais da saúde consideram 90% como o número ideal.