Por Bruna Britto | 2 de novembro de 2021

Nesta última terça-feira (02), o Facebook anunciou que irá retirar o sistema de reconhecimento facial da plataforma. O modelo permite que reconheça os usuários automaticamente em fotos e vídeos. A configuração será retirada em todo o mundo até o mês de dezembro deste ano.

“Os reguladores ainda estão em processo de fornecer um conjunto claro de regras que regem seu uso”, afirmou Jerome Pesenti, vice-presidente de inteligência artificial do Facebook, em um blog. “Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que é apropriado limitar o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos de uso”, continuou.

Facebook remove o sistema de reconhecimento facial
Facebook remove o sistema de reconhecimento facial (Foto: Reprodução / Divulgação / G1)

A retirada da configuração da plataforma, ocorre devido a um acerto de contas enfrentado pela empresa nos últimos anos. Além das críticas por identificar de forma errônea usuários como parte de crimes e outras questões raciais.

Na última semana, a empresa também anunciou o novo nome para a controladora. Facebook Inc. será substituído por Meta, marca que será responsável pela plataforma e aplicativos como WhatsApp e Instagram.