Por Jennifer Detlinger | 7 de abril de 2020

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, começou a criar alguns planos de contingência, caso as mortes pelo coronavírus começarem a sobrecarregar a capacidade dos necrotérios.

As autoridades da cidade consideram criar sepulturas temporárias em parques públicos para enterrar as vítimas da Covid-19. Bill de Blasio, prefeito de Nova York, disse que os necrotérios da cidade ainda têm capacidade para acomodar os mortos, mas as autoridades estão preparando alternativas se o número de vítimas ultrapassar o esperado.

“Vai ser muito difícil, mas temos capacidade. Se precisarmos fazer enterros temporários para nos permitir passar a crise e depois trabalhar com cada família em suas providências apropriadas, teremos a capacidade de fazer isso”, disse o prefeito em entrevista coletiva no Brooklyn Navy Yard. Bill também disse, na segunda (6), que a cidade consideraria enterros temporários se as mortes pelo surto excederem o espaço disponível nos necrotérios da cidade e do hospital.

Na segunda (6), o presidente do comitê de saúde do Conselho da Cidade, Mark D. Levine, gerou polêmica entre os moradores da cidade quando disse no Twitter que o escritório do médico legista estava tentando criar valas comuns temporárias em um parque público.

O prefeito negou que havia planos de usar um parque como um local temporário para enterros. Seu secretário de imprensa, Freddi Goldstein, disse que, se tal medida fosse necessária, a cidade enterraria pessoas em Hart Island, no Bronx.

O governador Andrew M. Cuomo também disse na segunda-feira que não ouviu nada sobre a possibilidade de enterrar pessoas temporariamente em parques. “Ouvi muitos rumores, mas não ouvi nada sobre a cidade enterrar pessoas em parques”, disse o governador em seu briefing diário.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!