Por Ana Luiza Messenberg | 10 de junho de 2024

A influencer  Natalia Becker, responsável pelo procedimento estético que resultou na morte do empresário Henrique Chagas, afirmou não ter pedido e nem feito nenhum exame prévio na vítima, de 27 anos, que veio a óbito no dia 3 de junho.

“A gente não pede exame, não sou médica para pedir exame”, disse Natalia em entrevista à TV Record nesse domingo, dia 9 de junho.

Mulher com luzes no cabelo e camisa branca
Influencer alega ter aprendido aplicar por meio de curso online – Reprodução: Redes Sociais

 

A influenciadora  também confirmou que a clínica não possui nenhum equipamento específico para o monitoramento cardíaco: “A gente tem aparelho de pressão, só, e o oxímetro que fala, né? Não tem aparelho cardiológico porque não é uma clínica médica”,  comentou durante a entrevista.

O oxímetro é um equipamento que mede instantaneamente  a saturação de oxigênio no sangue. Em um depoimento cedido à Polícia Civil, o parceiro de Henrique, Marcelo Camargo, de 49 anos, afirmou que o aparelho estava quebrado quando foi utilizado no empresário.

Natalia, na entrevista, negou que era esteticista: “Eu sou uma influencer, uma empresária. Não sou esteticista, não fiz faculdade, só fiz cursos livres, como uma cabeleireira faz um curso”, confirmou. O curso, que era online, foi concluído em cerca de um mês e consistia em um PDF de 43 páginas.

Ela também revelou que não conhecia os riscos envolvidos durante o processo: “Não existe caso de morte de fenol, nada na literatura. Não tem nada falando que eu não poderia aplicar”.

O que aconteceu?

No dia de 3 de junho, o empresário Henrique Chagas, de 27 anos, faleceu na clínica de estética da influencer Natalia Becker, após ser submetido a um procedimento estético, no Campo Belo, zona sul da capital paulista. 

Segundo foi apurado pelo portal Metrópoles, a influenciadora Natália, por volta das 11h,  fez uma ligação para o técnico da clínica. Ela confirmou o agendamento de um rapaz que iria realizar o procedimento conhecido como peeling de fenol — que consiste em uma substância corrosiva utilizada  sobre a pele humana  em tratamentos de rejuvenescimento.

De primeira, foi feita uma limpeza de pele em Henrique e, depois disso, veio o  anestésico. O procedimento durou aproximadamente uma hora. E em, cinco minutos após a aplicação do fenol, a vítima alegou estar passando mal e com muita dor. A ambulância logo foi acionada.

O responsável técnico, que segue com a identidade não revelada, chegou antes dos socorristas e encontrou o empresário já inconsciente. A morte do jovem  foi confirmada assim que os paramédicos chegaram na clínica. 

Natália possui cerca de  232 mil seguidores no Instagram, onde publicamente posta vídeos do procedimento que acabou tirando a vida o jovem no começo do mês.

A influenciadora foi indiciada por homicídio com dolo eventual, segundo o delegado Eduardo Luís Ferreira.

Natalia disse, em um depoimento que aprendeu a aplicar o anestésico por meio de um curso online, dado por um esteticista do Paraná, ela também lamentou o ocorrido “Eu tô muito triste pelo que ocorreu, jamais quis prejudicar ninguém. Sinto muito pela família dele. Acabou com a minha vida isso. Eu jamais tive a intenção de prejudicar ele”.

A defesa  alegou que o fenol não causou a morte de Henique, e que a substância está disponível, inclusive, em sites online como Shopee e Mercado Livre.

Selfie de homem com efeito preto e branco
Henrique Chagas foi submetido a procedimento estético que resultou em morte – Reprodução: Redes Sociais

 

O empresário foi velado e enterrado na quinta-feira, dia 5 de junho, no Cemitério Municipal de Pirassununga, no interior de São Paulo.