Por Redação Pais&Filhos | 4 de fevereiro de 2023

Neste sábado, 4 de fevereiro, é considerado o Dia Mundial do Câncer. A data serve para enfatizar sobre a prevenção e disseminar mais informações sobre a condição, que atinge adultos e crianças. Aproveitando o gancho, a jornalista Daiana Garbin mandou um recado importante aos pais. Ela e o apresentador Tiago Leifert são pais de Lua, de 2 anos, que foi diagnosticada com retinoblastoma nos dois olhos – um câncer raro que acontece nas células da retina.

“Hoje é o Dia Mundial do Câncer. A doença é relativamente rara na infância e, no estágio inicial, os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças pediátricas”, começou ela, referindo-se à condição da filha.

Tiago Leifert compartilhou um momento de pai e filha com Lua. (Foto: Reprodução / Instagram)

“Lua tinha apenas 11 meses quando descobrimos [o câncer], os tumores já eram grandes e nós nem imaginávamos. Fique de olho nos olhinhos das crianças e leve seu bebê ao oftalmologista nos primeiros 6 meses de vida”, aconselhou.

Daiana elencou ainda alguns sinais que as crianças podem apresentar e que devem indicar alerta aos pais e pediatras. “Se desconfiar de algo converse com seu médico”, escreveu ela. Os sintoma são:

  • Febre sem causa aparente ou doença que não melhora;
  • Dor de cabeça frequente acompanhada de vômito;
  • Alteração repentina de visão; reflexo branco (olho de gato);
  • Nódulo ou inchaço incomum;
  • Manchinhas vermelhas na pele.
Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada
Daiana Garbin fez uma publicação especial para o Dia Mundial do Câncer (Foto: Reprodução Instagram)

O que é retinoblastoma?

Há um ano, Tiago Leifert e Daiana Garbin usaram as redes sociais para revelar que a filha do casal estava com retinoblastoma. Esse é um tipo de câncer raro que se desenvolve na retina, localizada na parte posterior do olho. As células da retina crescem e se multiplicam, podendo depois se espalhar para o cérebro e medula. A doença é mais comum em bebês e crianças pequenas.

Segundo a pesquisa mais recente do TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), 90% dos casos ocorrem em crianças com até 4 anos de idade e no Brasil são registrados cerca de 400 novos casos por ano, sendo que 40% são hereditários.

Por ser considerado um tipo raro, pouco se fala sobre o diagnóstico precoce desse câncer,  mas se descoberto tardiamente, pode causar cegueira e até levar a criança à morte. De acordo com os especialistas consultados pela Pais&Filhos, é preciso educar a população brasileira e os profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular, também tido como o mais comum na infância.

Isso porque, o número de crianças identificadas tardiamente com o problema, quando a doença já está em um estágio avançado, ainda é muito alto no país, cerca de 50%, o que reduz as chances de tratamento e cura do tumor.  “O que pouca gente sabe é que, se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos”, explica o oncologista pediátrico e presidente da TUCCA, Sidnei Epelman, pai de Marco e Fernando e avô de Nina e Eduardo.

Quem é seu filho na hora de abrir o presente? Vem ver o vídeo do projeto #RirEBrincarÉSóComeçar e conta pra gente!