Por Gabriela Andrade | 13 de julho de 2023

Menino de 12 anos acha pepita de ouro em passeio escolar
Menino de 12 anos acha pepita de ouro em passeio escolar (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Em um passeio escolar, Álvaro Henrique Dias Freire, de 12 anos, encontrou uma pepita de ouro enquanto participava de um passeio com a escola. A excursão aconteceu em uma mina desativada, localizada em São João Del Rei, em Minas Gerais. Ele e mais 41 alunos visitaram a Mina de Ouro Tancredo Neves.

Durante o passeio Álvaro foi surpreendido, assim como os outros que estavam presentes, ao encontrar a pepita de ouro: “Fui olhando pro outro lado e vi um negócio amarelo brilhando. Num momento pensei que era uma sujeira, mas na hora que perguntei pra ele [guia] e ele disse que era ouro fiquei muito feliz”, explicou ele em entrevista a Rede Globo, que guardou com muito cuidado a rara e valiosa pedra.

De acordo com o responsável, a mina em que houve a excursão escolar estava desativada há 50 anos. Hoje em dia, ela é usada apenas para visitas escolares, como foi o caso, e também visitação de turistas. O local é tombado pelo patrimônio histórico do município e do estado de Mina Gerais.

Menino de 12 anos acha pepita de ouro em passeio
Menino de 12 anos acha pepita de ouro em passeio (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Mesmo que a pepita tenha sido encontrada por Álvaro, o ouro irá ficar com a escola o que gerou uma certa revolta de quem acompanhou o caso, pelo fato de ser injusto com o aluno que encontrou.

Por conta disso, o professor Júlio, que acompanhou a excursão escolar, explicou o motivo da pepita de ouro não ficar com o estudante: “Tudo que é achado na terra ou no mar pertence à União e tem que ficar sob cuidados de uma entidade constituída com finalidades educativas, museológicas. Então, todo o mérito é do Álvaro, a gente reconhece isso. A escola em momento algum pegou a pepita do Álvaro. Era um artefato pertencente à mina, que fez uma doação à escola”, explicou ele ao jornal R7.

Menino de 12 anos acha pepita de ouro
Menino de 12 anos acha pepita de ouro (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Mesmo sendo apenas um pequeno fragmento de ouro, ele é valioso. De acordo com Sebastião Carlos Andrade, o responsável da Mina de Ouro Tancredo Neves, o valor de cada 1 grama de ouro equivale ao valor de R$ 360. Como a pepita encontrada por Álvaro equivale a 0,5 grama, o valor seria de R$ 180.

Veja também: De pecinha em pecinha

Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido