Por Redação Pais&Filhos | 9 de setembro de 2022

A Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, morreu na última quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos de idade. A segunda monarca com mais tempo de serviço na história, há 70 anos no poder. Na quarta-feira, 7 de setembro, o Palácio de Buckingham soltou um comunicado oficial dizendo que os médicos da família real estavam preocupados com estado de saúde da monarca. E neste dia 8, os filhos e os netos da rainha foram ao Palácio de Balmoral, residência de férias, na Escócia, para visitar Elizabeth II, que estava lá há mais de uma semana.

Rainha Elizabeth morre aos 96 anos
No dia do sepultamento a população britânica deve tomar as ruas de Londres para homenagear a monarca (Foto: Getty Images)

A rainha será enterrada ao lado do marido, o príncipe Philip , na capela memorial do rei George Vl, no Castelo de Windsor. Os restos mortais dela serão enterrados na pequena capela, onde os pais dela também estão enterrados e as cinzas da irmã Margaret .O caixão do Duque de Edimburgo será transferido para descansar ao lado dela. O marido da rainha Elizabeth faleceu em abril de 2021 aos 99 anos.George VI morreu em 1952, mas foi enterrado pela primeira vez no Royal Vault e transferido para a capela memorial 17 anos depois, em 1969.

O Cofre Real foi criado entre 1804 e 1810 para Jorge III, que morreu em 1820, e outros reis, como Jorge IV e Guilherme IV, também foram enterrados no cofre. A mãe do duque de Edimburgo, a princesa Alice de Battenberg, também foi colocada lá desde sua morte em 1969 até seu enterro em Jerusalém em 1988, informou o Express. A morte da rainha colocou em prática uma grande operação que antecedeu seu funeral, com membros da Marinha Real que já foram instruídos a se preparar para carregar seu caixão.

Veja quem assumirá o trono após a morte da Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth morre aos 96 e será sepultada ao lado do marido príncipe Philip(Foto: Getty Images)

O funeral oficial está previsto para acontecer na segunda-feira, 19 de setembro, na Abadia de Westminster, com seu caixão exposto por vários dias antes.Como parte do plano da Operação London Bridge, espera-se que o caixão da rainha seja transportado em uma carruagem de armas para a abadia, puxado por marinheiros usando cordas em vez de cavalos. Os membros da Família Real  iram seguir atrás do caixão, com os militares enfileirando nas ruas e também se juntando à procissão. O culto será televisionado, e espera-se um silêncio nacional de dois minutos.

Assista ao POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos, com Izabella Camargo