Por Yulia Serra | 21 de abril de 2021

Um submarino da Indonésia perdeu o contato com a Marinha do país nesta terça-feira (20) e está desaparecido. Na embarcação, haviam 53 pessoas, e o veículo estava fazendo manobras de treinamento nas águas quando tudo aconteceu.

Um submarino perdeu o contato e desapareceu na Indonésia na manhã desta terça-feira (Foto: Shutterstock)

O submarino estava ao norte da ilha de Bali no último contato estabelecido e, de acordo com o Ministério da Defesa, sumiu depois de receber a autorização para mergulhar. “Perdemos contato cedo, às 3h (horário local, 16h de terça-feira em Brasília)”, informou o almirante e porta-voz da Marinha na região, Julius Widjojono à mídia local.

Ele afirmou que as tarefas de busca permanecem e a profundidade da área é grande. Autoridades também reportaram um vazamento de óleo próximo ao lugar em que o submarino desapareceu. Navios com capacidade de sonar irão ajudar nas buscas.

De acordo com o G1, o submarino KRI Nanggala-402 foi feito em 1977 na Alemanha, pesando 1.395 toneladas. A incorporação na Indonésia aconteceu 4 anos depois e em 2012 ele havia sido reformado.

Outros países, Índia, Singapura e Austrália, também estão colaborando na procura após pedido das autoridades. À agência de notícias Reuters, Soleman Ponto, analista militar, disse: “Não sabemos ainda se os equipamentos de comunicação quebraram ou se o submarino afundou. Temos que esperar pelo menos três dias”.