Por Yulia Serra | 25 de janeiro de 2024

Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, fazem exatos 5 anos da tragédia de Brumadinho, que comoveu o país. O acidente foi resultado do rompimento da barragem da Mina Feijão, o qual criou uma enxurrada de lama que devastou a região. 

Por conta disso, diversas pessoas ficaram desaparecidas, desalojadas e algumas não resistiram. Desde o incidente, as buscas continuam por essas pessoas e mesmo depois de 5 anos da tragédia, três corpos ainda não foram encontrados. 

Buscas por desaparecidos na tragédia de Brumadinho continuam 5 anos depois do rompimento da barragem (Foto: reprodução/G1)

 

As pessoas que as famílias seguem sem qualquer notícia são Nathália de Oliveira Porto Araújo, Tiago Tadeu Mendes da Silva e Maria de Lurdes da Costa Bueno. As buscas continuam com a equipe de bombeiros. Essas foram informações do G1.   

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

A tragédia levou a morte de 270 pessoas, sendo 267 já identificadas. Nas primeiras 72 horas após o acidente, ainda havia esperança de encontrar pessoas com vida e portanto foi montado um esquema de resgate para tal. Depois desse período, as buscas seguiram outra estratégia a fim de encontrar todas as vítimas. 

Relembre o caso

No dia 25 de janeiro de 2019, na cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, outra barragem da mineradora Vale se rompeu causando o desaparecimento de mais de 290 pessoas, danos irreparáveis na natureza local e muita dor as famílias que perderam suas casas e entes queridos.

A mobilização para ajudar os moradores da cidade veio de todos os cantos do país: médicos, advogados, psicólogos e veterinários se juntaram em grupos para poder prestar serviços aqueles que foram afetados pelo rompimento da barragem de Mina do Feijão.

Tragédia de Brumadinho completa 5 anos e ainda não foram encontradas todas as vítimas (Foto: reprodução/G1)

 

Além do mutirão de solidariedade formado para buscar sobreviventes, outro grupo se formou com a intenção de socorrer os animais atingidos pela tragédia. O esforço imediato e as buscas contínuas desde então permitiram encontrar 267 vítimas fatais. Algumas delas, encontradas com mais de um ano após a tragédia, foram reconhecidas pela arcada dentária.