Por Carolina Ildefonso | 8 de agosto de 2022

Um vídeo mostra uma criança caindo do carro em movimento na cidade de Paraty (RJ). No momento do acidente, o veículo fazia uma curva na avenida Roberto Silveira – que fica no no centro da cidade – quando a porta traseira se abriu e o menino ficou caído no meio da via. Por pouco, os carros que estavam atrás conseguiram frear e evitar o atropelamento do garoto. Logo após a queda, a criança se levantou e saiu correndo para entrar novamente no carro.

Veja as imagens:

Cinto de segurança

O transporte correto de crianças em automóveis faz toda a diferença quando o assunto é segurança. Principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, os acidentes de trânsito tiram a vida de 3.300 meninos e meninas por ano e internam em estado grave outras 112 mil crianças, segundo dados fornecidos pela ONG Criança Segura. Os dados são alarmantes e reforçam a necessidade de tomar os devidos cuidados para evitar problemas.

Crianças fazem parte do grupo mais suscetível a sofrer acidentes de trânsito por serem mais frágeis, terem estatura pequena e campo de visão estreito, além de não conseguirem calcular com precisão a distância, velocidade e tempo que um automóvel está delas – e entender que esses incidentes podem (e devem!) ser evitados é o primeiro passo a se tomar.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa! 

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Existem diversas maneiras de proteger vidas e prevenir acidentes: ao atravessar a rua, dê o exemplo e mostre a maneira correta para passar para o outro lado; incentive o uso de equipamentos de proteção quando seu filho estiver praticando um esporte como andar de bicicleta ou de skate; além é claro, de respeitar a sinalização de trânsito. Agora, quando o assunto é transportar crianças em um automóvel, é necessário tomar cuidados a mais:

  • Sempre utilize uma cadeira auto adequada ao grupo de peso da criança em todo passeio de carro – mesmo se a distância a ser percorrida for curta;
  • A cadeira auto precisa ter o selo do Inmetro que garante a certificação de acordo com as normas brasileiras;
  • Use o manual de instruções da cadeirinha e veja como ele funciona;
  • O cinto de segurança é obrigatório, mas é projetado para pessoas com 1,45m de altura. Fique atento à altura do seu filho.

De olho na cadeirinha

Em abril de 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por alterações e validou que a cadeirinha é obrigatória para transportar crianças de até 10 anos de idade, ou que ainda não tenham atingido 1,45 metro de altura, de acordo com o Art. 64 da Lei nº 14.071/2020.

Assista agora o 6º episódio do POD&tudo, com a Talu Adjuto: