O jornalista e ex-apresentador da Globo, Jonas Almeida, voltou às redes sociais nesta terça-feira (16/9) para compartilhar detalhes importantes sobre sua luta contra o câncer de pulmão. Após encerrar o ciclo de quimioterapia, ele revelou que ainda enfrentará mais dois anos de tratamento, incluindo radioterapia e imunoterapia. Jonas também alertou para uma nova “suspeita” que surgiu durante os exames recentes.
Última quimioterapia e tratamento contínuo
Jonas iniciou o vídeo agradecendo o carinho do público e revelou que a última sessão de quimioterapia foi particularmente desafiadora. “Fiquei devendo esse registro da semana passada e esses 6 olhinhos não mentem: essa última quimioterapia não foi fácil. O tratamento segue por mais 2 anos com radioterapia e imunoterapia. Apareceu uma suspeita e eu gostaria de pedir a oração de vocês. Ainda estou fazendo mais exames”, contou o jornalista, visivelmente emocionado.

“Não dá pra pular a dor”, desabafa Jonas
Em um momento de vulnerabilidade, o apresentador abriu o coração e refletiu sobre o impacto emocional da doença.
“Mas fazia tempo que eu não dava uma desabada… Chorar largado, sabe… Não dá pra pular a dor. Semana passada, numa troca de mensagens com uma amiga, ela disse: ‘Acho que nessas horas temos que acolher a dor, respeitar nosso tempo, e, então, fazer o que quer que a gente queira…’”, compartilhou.
Jonas aproveitou para agradecer o carinho dos seguidores e a energia positiva que tem recebido.
“E, como nunca vou cansar de repetir, isso tudo não pode ser em vão”, disse ele, reafirmando sua fé e confiança no poder das orações.
Alerta sobre sintomas e importância do diagnóstico precoce
O jornalista também usou seu espaço para fazer um alerta importante sobre o cuidado com a saúde. “SE VOCÊ TEM UMA DOR DIFERENTE QUE TÁ CHAMANDO SUA ATENÇÃO, PROCURE UM MÉDICO. Não custa nada. Se eu tivesse esperado mais 6 meses pra fazer exames, segundo meus médicos, eu teria muito menos chance com a mutação agressiva que eu tive. O câncer hoje em dia não é mais aquele bicho-papão se for diagnosticado cedo. O diagnóstico precoce salva”, afirmou.
E completou com uma mensagem de esperança: “E nossa vida é preciosa demais pra gente e pra quem a gente ama e nos quer bem. Deus tá sempre dando recados, que sorte a nossa. Vamos juntos, turma!”
Cirurgia e descoberta do tumor
O diagnóstico de Jonas só foi possível graças a um acontecimento inesperado: uma gripe. Ao procurar atendimento médico e realizar uma tomografia, foi identificado o tumor no pulmão. Em maio de 2025, ele passou por uma cirurgia para remover 20% do pulmão, e deu início ao tratamento com quimioterapia.
Apoio da família: “Essa pulseira vai te dar coragem”
Em um momento comovente, Jonas também lembrou de um gesto da filha antes da cirurgia. “Malu me chamou antes de sair, me deu essa pulseira e disse: ‘Pai, segura forte a minha pulseira que ela vai te dar coragem’. Quem vai duvidar…”, escreveu nos stories, emocionando os seguidores.