Por Marilia Navarro | 23 de abril de 2025

Pode preparar o chá, porque o assunto de hoje está fervendo! Meghan Markle voltou a ser o centro das atenções, e desta vez, por conta de uma loja virtual que deu o que falar. O motivo? As peças infantis vendidas por Meghan são inspiradas, pasme, nos looks usados pelos filhos da princesa Kate Middleton. Isso mesmo! Os herdeiros de príncipe Willian, o príncipe George, princesa Charlotte e príncipe Louis, acabaram virando, sem querer, modelos de vitrine na internet.

O lançamento da loja que agitou os bastidores da realeza

Recentemente, Meghan abriu um site com curadoria de produtos que ela mesma usa ou admira. A ideia parece inofensiva: vender roupas, itens do dia a dia e até geleias feitas por ela. Só que a surpresa ficou por conta da seção infantil. Em vez de inspirar-se nos estilos dos próprios filhos — Archie, de 5 anos, e Lilibet, de 3 — a duquesa escolheu peças que remetem diretamente ao estilo dos filhos de Kate.

Essa é o perfil de Meghan na plataforma de vendas (Foto: Reprodução/ShopMy)

Uma das peças que causou mais burburinho foi um pijama branco com listras azuis da grife Petite Plume. Para quem não se lembra, esse é exatamente o pijama que o príncipe George usava quando conheceu Barack Obama. A imagem do pequeno George de roupão, apertando a mão do então presidente dos EUA, virou um clássico. E agora, essa cena icônica virou inspiração de venda.

Outro exemplo? Um vestido da grife Trotter, muito usado por Charlotte. A versão escolhida por Meghan é parecidíssima com o look que a princesa usou aos 4 anos em sua foto de aniversário. E não parou por aí. A marca Boden, bastante usada por Kate em seus filhos, também apareceu na seleção da duquesa.

O marketing é válido?

A discussão agora é se Meghan está apenas homenageando a moda infantil da realeza ou se está aproveitando a fama dos sobrinhos para impulsionar vendas. Vale lembrar que, anos atrás, Meghan chegou a criticar abertamente o estilo das crianças de Kate, dizendo que seus filhos jamais usariam roupas “ultrapassadas” como meias até o joelho ou vestidos franzidos. Ela também reprovava o carrinho de bebê vintage usado por Kate.

A internet foi à loucura. Teve quem achasse oportuno, outros acharam de mau gosto. Liz Jones, colunista do jornal britânico Daily Mail, não poupou palavras e chamou a iniciativa de “péssima para a imagem de Meghan e Harry”.

Afinal, por que não vender o estilo dos próprios filhos?

Quem acompanha Archie e Lilibet sabe que eles costumam usar roupas bem mais práticas e modernas: camisetas, jeans, leggings… Bem diferente do visual clássico dos primos. Mas como essas peças talvez não tenham o mesmo apelo “real”, será que Meghan optou por looks com mais potencial de engajamento?

Meghan comemorou o sucesso de vendas da sua geleia na plataforma (Foto: Reprodução/Instagram @meghan)

Recentemente Meghan afirmou que quer usar sobrenome da Família Real

Quem acompanha a vida de Meghan Markle sabe que a duquesa tem se tornado cada vez mais uma figura independente, com decisões e opiniões fortes sobre sua identidade e seu papel na família real. Recentemente, ela fez uma escolha curiosa: pediu para ser chamada de Meghan Sussex, ao invés de Markle. A decisão foi polêmica, já que ela e o marido, o príncipe Harry, se afastam cada dia mais da Família Real e já fizeram diversas críticas.

Para entender porque escolha foi muito comentada, é importante olhar para o contexto. Em 2018, quando Meghan se casou com o príncipe Harry, eles receberam o título de Duque e Duquesa de Sussex da rainha Elizabeth II, porém, o casal renunciou os seus deveres na realeza em 2020 e sempre fizeram diversas críticas à Família Real, como em uma entrevista a Oprah, na série “Harry & Meghan” e na autobiografia “O que sobra”, do príncipe Harry.