Por Redação Pais&Filhos | 25 de novembro de 2024

Uma coisa que toda grávida escuta é: não pode pintar o cabelo. Isso porque a maioria das tinturas para cabelo possuem amônia, que pode causar problemas para o bebê e para a mãe. Embora não exista um estudo que comprove os malefícios que a amônia pode causar durante uma gestação, o melhor é não arriscar e evitar esses produtos.

Apesar do assunto ser bastante polêmico entre ginecologistas e obstetras, ainda não há divergências sobre os cuidados nesta fase, portanto o melhor é sempre conversar com seu médico e cabeleireiro para seguir todas as orientações corretamente. Lembrando que na maioria das vezes os médicos só liberam depois do segundo trimestre de gravidez.

mulher pintando o cabelo
Pintar o cabelo na gravidez pode ser polêmico, por isso o ideal é conversar com o obstetra antes (Foto: Pexels/Maria Geller)

Além da amônia, também deve-se evitar o uso de produtos que contenham chumbo ou formol em sua composição (como os usados nas escovas térmicas). Uma boa alternativa são os xampus tonalizantes e escovas relaxantes à base de carbocisteína. Reflexos com distância de 1 centímetro de distância do couro cabeludo também podem ser feitos.

Produtos sem amônia são os mais indicados para mulheres que não querem passar a gestação sem pintar os fios (Foto: Pexels/Tim Mossholder)

Para quem não quer passar os 9 meses da gestação sem pintar os cabelos, existem marcas que podem substituir as comuns, que são tinturas mais leves que não possuem amônia:

  • COLOUR TOUCH WELLA
  • KOLESTON RETOQUE ESPONTÂNEO
  • ESSENSITY SCHWARZKOPF
  • AMEND TONALIZANTE SUPÉRIA COLOR AMEND
  • LACES & HAIR – COLORAÇÃO VEGETAL