Por João Vitor Marliére | 27 de dezembro de 2023

A universitária Ana Clara Benevides, de 23 anos, faleceu durante uma apresentação da cantora estadunidense Taylor Swift, no Rio de Janeiro, devido a um caso de exaustão térmica graças ao calor extremo, segundo a necrópsia. Naquela data, a cidade enfrentava uma grande onda de calor, com temperaturas acima dos 40°C.

Mulher posando para a foto
Jovem faleceu por conta de calor extremo – Reprodução/Instagram 

 

O show aconteceu no dia 17 de novembro, no estádio Nilton Santos, que tem capacidade para cerca de 60 mil pessoas. Durante a apresentação, Ana teve uma parada cardiorrespiratória. Ela chegou a ser levada ao hospital, mas acabou não resistindo.

“Na segunda música ela simplesmente desmaiou. Aí tiramos ela com ajuda dos seguranças e corremos pro postinho de apoio no estádio. Eles atenderam ela e encaminharam para a ambulância”, lembrou Daniele.


Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?


Jovem posando para foto
Família de Ana Benevides recebe ajuda de fãs para pagar traslado do corpo – Reprodução/Instagram

 

Após a morte, a cantora se manifestou sobre o ocorrido por meio de uma nota e lamentou o falecimento de Ana.

“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite”, escreveu a cantora.

A conclusão da perícia foi de que a jovem estava exposta ao calor difuso, que significa que havia um calor extremo no ambiente, com uma exposição indireta, sendo o sol a fonte de calor.

Mulher posando para foto
Temperatura estava acima dos 40°C

 

Além disso, a evolução clínica indica uma exaustão térmica com choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, culminando em morte súbita.

Na ocasião, os fãs fizeram duras críticas à organização do evento por impedir a entrada de garrafas de água por parte do público. A própria cantora chegou a interromper o show ao perceber que pessoas estavam passando mal na plateia.